Fogo Cruzado
Mais de 93% dos mesários compareceram ao pleito bajeense
por Redação JM
No pleito realizado em Bagé, no dia 6 de outubro, 1.011 mesários compareceram, resultando em uma taxa de comparecimento de 93,09%. Um total de 75 mesários, equivalente a 6,9%, não compareceu. Estes devem apresentar justificativa para ausência.
As funções dos mesários incluem controlar o fluxo na seção eleitoral, organizar filas e verificar os documentos de identificação dos eleitores. Eles também são responsáveis por preencher a ata da votação, onde devem registrar todas as ocorrências durante o dia da eleição.
Os mesários convocados que não se apresentam, no dia da eleição, devem justificar formalmente sua ausência ao juízo eleitoral em até 30 dias após a eleição. Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja aceita pela Justiça Eleitoral, os convocados poderão enfrentar uma multa.
Para servidores públicos que faltam à convocação, a penalidade pode chegar a 15 dias de suspensão do trabalho, podendo dobrar se a ausência causar prejuízos às eleições, como o não funcionamento de uma seção eleitoral – o que não foi registrado em Bagé.