Campo e Negócios
Capacitação em Candiota amplia acesso de agricultores familiares a programas de compras públicas
Principal objetivo é garantir acesso de cooperativas e associações ao Programa de Aquisição de Alimentos
por Redação JM
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou na sexta-feira, dia 18, em Candiota, na região da Campanha, uma capacitação voltada para agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O principal objetivo foi ampliar o acesso de cooperativas e associações aos programas de compras públicas, com foco no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa faz parte do Termo de Execução Descentralizada (TED), assinado entre a Conab e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Além do Rio Grande do Sul, a formação será realizada em mais sete estados – Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, São Paulo, Piauí – e no Distrito Federal.
A capacitação integra o Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar, que visa garantir que os produtores estejam aptos a acessar as políticas de compras públicas do governo federal. Além do PAA, o programa também aborda a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
De acordo com o presidente da Conab, Edegar Pretto, a ação fortalece o papel do governo federal como o maior comprador da agricultura familiar, contribuindo para a geração de emprego, renda e para a permanência das famílias no campo. “O PAA foi retomado e fortalecido, agora com uma novidade: as cozinhas solidárias. Elas surgiram como resposta da sociedade civil durante a pandemia e hoje são uma política pública estratégica. Estamos capacitando nossos agricultores para que mais cooperativas e associações vendam seus produtos ao PAA e a outros programas de compras públicas”, enfatizou Pretto.
O evento em Candiota reuniu agricultores de várias cidades da região, como Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Herval, na sede da Cooperativa Bionatur, localizada no Assentamento Roça Nova. No encontro, foram debatidos temas como organização produtiva, diversificação de culturas e acesso ao mercado. Os painéis foram conduzidos por especialistas, incluindo Gabriel Bruno, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Esther Theisen e Juliano Fossá, professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Leodimar Ferreira, presidente da Cooperativa dos Trabalhadores da Reforma Agrária Terra Livre, de Nova Santa Rita.
Capacitações semelhantes já ocorreram na Fronteira Oeste e outras ainda estão programadas para diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Após a conclusão desta primeira fase de formação, a Conab dará início à segunda etapa, que será focada nas entidades que recebem os alimentos fornecidos pelo PAA.
{AD-READ-3}Sobre o PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas nacionais de incentivo à produção de alimentos e combate à fome, além de promover a geração de renda no campo. As operações da Conab no programa envolvem um montante de R$ 1,1 bilhão em âmbito nacional. No Rio Grande do Sul, o investimento chega a R$ 121,6 milhões, contemplando projetos de cozinhas solidárias, Compra com Doação Simultânea, Compra Direta e Compra Institucional, com aquisição de leite em pó e diversos outros produtos da agricultura familiar. O programa também inclui doações de sementes para fortalecer o setor.