Fogo Cruzado
Iniciam movimentos para transições de governos na região
por Redação JM
Diálogos sobre transições de governos ganham forma nas duas prefeituras que serão comandadas pelo PT na região, a partir de 2025. Em Bagé, cidade que será governada por Luiz Fernando Mainardi a partir do próximo ano, a articulação iniciou pelo vice-prefeito eleito, Beto Alagia, do Podemos. E em Hulha Negra, cuja prefeitura será comandada por Fernando Campani, o governo atual já deliberou sobre o processo.
Na quinta-feira, 17, Beto protocolou um ofício, junto à Procuradoria-Geral do Município, solicitando a indicação da atual gestão municipal de uma equipe para compor o processo de transição. O vice-prefeito, que vai coordenar a equipe de transição da chapa eleita, também entregou o ofício em mãos ao prefeito em exercício, Mario Mena Kalil, e reiterou o desejo da chapa eleita que a transição ocorra de forma respeitosa e democrática, sempre colocando o interesse público em primeiro lugar. “Estamos focados em assegurar que o processo seja transparente e eficiente, visando o bem-estar da população e a continuidade dos serviços essenciais.”, afirmou Beto.
O mesmo ofício foi elaborado para a Câmara, Ministério Público, Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas do Estado. As equipes de transição ainda não foram definidas. Em sua conta pessoal em uma rede social, Mario Mena Kalil desejou um bom mandato ao novo vice-refeito eleito, reforçando a postura democrática. “A democracia é a base do nosso trabalho”, escreveu.
Secretários à disposição
Também na quinta-feira, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, promoveu uma reunião no Polo da Universidade Aberta do Brasil com o primeiro escalão. O encontro teve como foco principal o agradecimento do chefe do Executivo pelo comprometimento de cada secretário e suas respectivas equipes nas ações realizadas em prol da comunidade ao longo de sua gestão. O secretário municipal de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide, foi designado como presidente da equipe de transição, representando a atual gestão.
{AD-READ-3}Machado enfatizou a importância da transparência máxima durante o processo de transição do governo. Ele solicitou que os secretários se disponibilizem para auxiliar a equipe de transição que assumirá a próxima gestão em tudo o que for necessário, garantindo uma passagem de governo tranquila e eficiente. Essa medida visa assegurar que a transição ocorra de maneira organizada e eficiente, mantendo o foco no desenvolvimento contínuo do município. O chefe do Executivo também reforçou que os secretários devem cumprir todas as determinações até o fim do mandato, destacando que, como servidores do povo, o trabalho deve continuar até o dia 31 de dezembro. "Não vamos deixar nada sem resolver", afirmou.
O prefeito ressaltou a solidez da atual gestão, que não deixou dívidas com fornecedores ou servidores, e que, ao final do mandato, haverá um bom montante em caixa para que o próximo governo possa dar continuidade às ações em prol de Hulha Negra. “Não tenho dúvida de que é fundamental que a nova gestão tenha todas as informações necessárias para dar continuidade ao trabalho que estamos realizando. Por isso, neste período de transição, minha administração se compromete a fornecer toda a assistência e suporte que a próxima equipe precisar. A transparência sempre foi um dos pilares do nosso governo, e acredito que essa abertura facilitará a integração e permitirá que Hulha Negra siga em frente de maneira harmoniosa e eficiente”, disse.