Campo e Negócios
Abertas inscrições para o segundo ciclo do Startup Lab - Edição Agro
Principal objetivo é promover crescimento sustentável e aumentar a competitividade das atividades agropecuárias por meio da inovação
por Redação JM
O Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), por meio do UALL - Espaço Comunitário de Inovação e Empreendedorismo, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado do Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas para o segundo ciclo do programa Startup Lab - Edição Agro.
O projeto, que já se consolidou como uma importante iniciativa na área de inovação, busca fomentar soluções tecnológicas para o setor agropecuário nas regiões da Fronteira Oeste e da Campanha gaúcha. Voltado para empresas e produtores rurais, o programa oferece suporte e infraestrutura para o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam aos desafios específicos do agronegócio. O principal objetivo é promover crescimento sustentável e aumentar a competitividade das atividades agropecuárias por meio da inovação.
Resultados do primeiro ciclo e expectativas para a nova etapa
O primeiro ciclo do programa foi considerado um sucesso, reunindo mais de 20 startups e pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Uruguai. Durante essa fase, os participantes se dedicaram a resolver problemas reais enfrentados por empresas de diferentes portes, demonstrando o potencial das inovações tecnológicas aplicadas ao campo e a força da colaboração entre empresas, empreendedores e pesquisadores.
Para Alex Camargo, gestor de Inovação e Tecnologia do Startup Lab, a abertura das inscrições representa uma oportunidade única para os envolvidos no agronegócio. "Estamos ativamente buscando trazer inovações tecnológicas para o campo. Não há custos de adesão, e as inscrições para produtores rurais e empresas estão abertas até o dia 31 de outubro", afirma Camargo.
Leandro Pires, gestor de Projetos da Urcamp e coordenador do programa, explica que, após a participação no evento Expointer, realizada em Esteio, o foco do segundo ciclo do Startup Lab será ainda mais voltado ao agronegócio. “A ideia é atender demandas emergentes da nossa região e explorar novas tecnologias que possam ser aplicadas para resolver os desafios do dia a dia no campo”, destaca Pires.
Como participar
{AD-READ-3}Produtores rurais e empresas da região interessadas em buscar de soluções inovadoras para o setor agropecuário podem se inscrever até o dia 31 de outubro. A adesão ao programa é gratuita e pode ser feita por meio do link: https://bit.ly/adesao-sl-agro.
O Programa Startup Lab tem se mostrado uma iniciativa essencial para impulsionar a modernização do campo e criar novas oportunidades de negócios, promovendo um agronegócio mais competitivo e sustentável na região.