Fogo Cruzado
Progressistas e PT ampliam representação regional
por Redação JM
O pleito de 2024 foi marcado pelo crescimento de dois partidos, na região. O PT, que tinha o comando de uma prefeitura, conquistou as majoritárias em duas cidades: Bagé, com Luiz Fernando Mainardi, e Hulha Negra, com Fernando Campani. Já o Progressistas, que tinha duas prefeituras, terá quatro a partir de 2025.
O vice-prefeito de Dom Pedrito, Diego da Rosa Cruz (Guiga), garantiu a eleição para a chefia do Executivo, a partir de 2025, mantendo o Progressistas no governo municipal. Ronaldo Madruga também se manteve, junto ao Progressistas, no comando de Pinheiro Machado.
Lavras do Sul, única prefeitura conquistada pelo PDT, na região, em 2020, será comandada por Renan Delabary, do Progressistas, a partir do próximo ano. Pedras Altas, então única prefeitura do PT, também será comandada pelo Progressistas, com a primeira prefeita da cidade, Viviane Maria Ávila de Albuquerque (Veca).
Os prefeitos de Aceguá e de Candiota garantiram reeleições. Marcus Aguiar (Peti), portanto, mantém o Executivo nas mãos do PSDB, e Luiz Carlos Folador segue à frente do governo candiotense pelo MDB. Os dois devem trabalhar as sucessões ao longo do mandato.