MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Escola Justino Costa Quintana celebra centenário do patrono com inauguração de memorial

Em 05/10/2024 às 09:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Escola Justino Costa Quintana celebra centenário do patrono com inauguração de memorial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A Escola Estadual Justino Costa Quintana celebrou o centenário de seu patrono na segunda-feira, 30, com a inauguração de um memorial em sua homenagem. O evento incluiu um sarau, uma roda de conversa e o plantio de uma árvore, em referência ao amor de Justino pela natureza. A homenagem foi idealizada por sua filha, Angelina Quintana, uma das fundadoras do Jornal Minuano, e abraçada pela escola.

Segundo ela, o Memorial, localizado na biblioteca da instituição, foi concebido para aproximar a comunidade escolar da história de seu patrono. O local contém objetos pessoais de Justino, como livros, estantes e sua máquina de escrever, além de documentos que refletem sua trajetória. "Procurei alcançar para a escola memórias do homem, do político, do professor e do cidadão que sempre defendeu a democracia", disse Angelina.

O evento também contou com uma roda de conversa com alunos do Ensino Médio e do Curso Normal, além da participação de convidados, como a própria Angelina, que compartilhou memórias e histórias sobre o pai, e seu filho, neto do homenageado, José Gabriel. “O Memorial ficou lindo, as apresentações inesquecíveis. Sem palavras pra agradecer tanto carinho da equipe de professores, alunos e funcionários pelo resgate e preservação de sua memória”, destaca. 

No encerramento, foi destacado o esforço da mãe, também chamada Angelina, na renomeação da escola em homenagem a Justino, na década de 1990: “A mãe foi uma batalhadora incansável para que a escola passasse a se chamar Justino Costa Quintana e na homenagem a lembrança de sua garra foi um dos momentos mais emocionantes”.

O evento foi encerrado com o plantio de uma muda de extremosa no pátio da escola, simbolizando a conexão de Justino com a natureza. “O plantio da muda de Extremosa foi uma simbologia muito legal, porque ele era um grande amante da natureza. Adorava ler embaixo das árvores e ‘dar aula’ para os seus irmãos em Aceguá”, relembra a filha.

Formado em Direito, Justino Costa Quintana teve uma carreira dedicada à educação. De 1959 a 1963, foi secretário de Educação no governo de Leonel Brizola e responsável pelo Plano Nenhuma Criança Sem Escola, que resultou na construção de mais de 6,5 mil escolas pelo interior do Rio Grande do Sul, inclusive em Bagé, onde foi responsável pela criação de dezenas de instituições de ensino. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br