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Quinto lote de restituição do Imposto de Renda paga R$ 259,7 mil para contribuintes de Bagé
por Jaqueline Muza
O crédito bancário para 7.603 contribuintes foi realizado no dia 30 de setembro, totalizando R$ 11.610.758,00. Entre os 34 municípios jurisdicionados pela Delegacia da Receita Federal em Pelotas, os com maior representação neste lote foram: Pelotas, com R$ 6.611.006,00 destinados a 3.815 contribuintes; Rio Grande, com R$ 2.635.282,00; Camaquã, com R$ 390.681,00; e São Lourenço do Sul, com R$ 385.860,00. Em Bagé, até o 5º lote, foram pagos R$ 14.989.116,00 referentes às 11.976 declarações com imposto a restituir. Somente neste lote, 149 restituições foram pagas, totalizando R$ 259.709,00.
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página oferece orientações e canais de atendimento, permitindo tanto uma consulta simplificada quanto completa da situação da declaração, através do extrato de processamento disponível no e-CAC. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode corrigi-la por meio da retificação.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.
A Receita Federal do Brasil (RFB) só realiza pagamentos de restituições em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Rotinas de segurança impedem o pagamento em caso de erro nos dados bancários informados ou problema na conta destino.
Para evitar prejuízo ao contribuinte, a RFB oferece o serviço de reagendamento, disponibilizado pelo Banco do Brasil (BB) por até um ano a partir da primeira tentativa de crédito. O contribuinte pode corrigir os dados bancários e reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). Para isso, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, o contribuinte deve aguardar nova tentativa de crédito.
Caso o valor da restituição não seja resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda" e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".