Campo e Negócios
Exposição em Lavras do Sul destaca exemplares Hereford e Braford
Núcleo lançado este ano realizou primeiro evento com participação de diversos exemplares da região
por Redação JM
A 1ª Exposição de Hereford e Braford de Lavras do Sul (RS), realizada no Parque de Exposições do Sindicato Rural, revelou os campeões das raças Hereford e Braford em um evento que marcou o início das atividades do recém-lançado Núcleo de Lavras do Sul. Com apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a exposição contou com exemplares de alta qualidade vindos de várias cidades da região, fortalecendo o fomento dessas raças.
Mesmo não sendo ranqueada, a exposição apresentou animais de destaque nas categorias de argola e rústicos, com todos os exemplares registrados genealógicamente, o que abre portas para futuras competições ranqueadas. Felipe Medeiros, superintendente Adjunto de Registro Genealógico da ABHB, elogiou o sucesso do evento, destacando a qualidade dos animais inscritos e o engajamento dos participantes como um sinal positivo para o futuro do Núcleo.
Entre os premiados, a Cabanha Três Marias, de Lavras do Sul, foi um dos destaques, conquistando prêmios importantes na categoria Hereford. Seus exemplares garantiram o título de Grande Campeã com a fêmea de tatuagem 1702, além da Reservada Grande Campeã com a vaca de tatuagem 1624, e o Grande Campeão com o macho de tatuagem 1687. A propriedade também se destacou no Polled Hereford, levando os prêmios de Grande Campeã e Grande Campeão com os exemplares de tatuagens 1684 e 01, respectivamente.
Na raça Braford, a propriedade Braford Marcanaipe, de Bagé, conquistou o título de Grande Campeã com a exemplar FIV2044, enquanto a Fazenda Esperança, em parceria com a Fazenda São Roque, ambas de Alegrete, levou o título de Reservada Grande Campeã com a terneira FIV114. A mesma parceria entre a Fazenda Esperança e a Fazenda Grajaú conquistou o terceiro lugar com a fêmea FIV120. Entre os machos, a Braford Marcanaipe novamente se destacou, vencendo com o macho de tatuagem FIV2050, enquanto a Fazenda Esperança garantiu o título de Reservado Grande Campeão com o animal FIV016, além de conquistar o terceiro lugar com o macho FIV111, em parceria com a Fazenda da Amarra e a Fazenda Tabuleiro, também de Alegrete.
No que diz respeito à modalidade rústicos, a Cabanha Três Marias brilhou novamente na raça Polled Hereford, conquistando o Lote Grande Campeão Fêmeas com os animais de tatuagens 1694, 1691 e 07, além de levar o prêmio de Melhor Rústica com a exemplar de tatuagem 1691. Entre os machos, o Lote Grande Campeão ficou com os animais de tatuagens 12, 1698 e 1697, sendo este último também escolhido como Melhor Rústico.
Na categoria rústicos Braford, a Estância Taquarembo, de Dom Pedrito, levou o título de Melhor Rústica com a fêmea D24. Já o Lote Grande Campeão Machos foi conquistado pelos exemplares Y228, Y306 e Y336, da Estância São Bento, de Lavras do Sul. A Cabanha São Vicente, de Caçapava do Sul, ficou com o Lote Reservado Grande Campeão, com os animais D154, D137 e D107. O prêmio de Melhor Rústico foi para o animal B012, da Fazenda Tabuleiro.