Campo e Negócios
Manhã de Campo apresentará pesquisas de integração lavoura, pecuária e floresta para o bioma Pampa
Evento será realizado dia 17, nos campos experimentais da Embrapa, em Bagé
por Redação JM
A Embrapa Pecuária Sul e a Associação de Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha) promovem, no próximo dia 17, uma Manhã de Campo sobre o Projeto Integra Pampa. O evento será realizado nos campos experimentais da Embrapa em Bagé, com início às 8h – acesso pela BR 293, próximo à Polícia Rodoviária Federal.
O projeto Integra Pampa, iniciativa da Embrapa e da Agricampanha, tem como objetivo principal avaliar os melhores arranjos para sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (Ilpf) no bioma Pampa, a partir de diferentes desenhos envolvendo a produção de grãos, carne e madeira. Os experimentos estão sendo realizados em uma área de pouco mais de 300 hectares e posteriormente serão validados em unidades de referência tecnológica e unidades demonstrativas em áreas de associados da Agricampanha. O projeto conta com a participação das Unidades da Embrapa Clima Temperado, Trigo, Agrobiologia e Meio Ambiente.
Para o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Naylor Perez, coordenador do projeto, um dos grandes diferenciais da iniciativa é a possibilidade de realizar experimentos de campo de Ilpf em uma escala compatível com empreendimentos comerciais. Na programação está prevista a apresentação de resultados desde o início do projeto, como o uso de diferentes cultivares de grãos e forrageiras, produção agrícola e pecuária nesse tipo de sistema, entre outros temas.
Programação
8h – Inscrições e Café
8h30 às 10h30 – Estações
Estação 1: Avaliação de genótipos de trigo e controle de plantas daninhas em sistema de integração Lavoura-Pecuária;
Estação 2: Ensaios com soja em sistema de integração Lavoura-Pecuária;
Estação 3: Produção animal em sistema de integração Lavoura-Pecuária;
{AD-READ-3}Estação 4: Sistema agrícola: a palavra do produtor;
Estação 5: Perspectivas da meteorologia para a próxima safra.