Cidade
Mostra Misturagem exibirá obras audiovisuais no Museu da Gravura
por Jaqueline Muza
Após a abertura na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, a mostra Misturagem terá duas sessões externas, nestes dias 12 e 13 de setembro, no Museu da Gravura Brasileira, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT/URCAMP), ampliando a programação.
A abertura, no dia 22 de agosto, foi marcada por discussões e um momento de superação. Após um breve susto com a falta de luz no município, o problema foi solucionado em tempo e o evento seguiu conforme o planejado. O público, animado, recebeu a curadora e convidada Rosângela Fachel para um debate sobre a possibilidade de uma curadoria contracolonial, abordando práticas curatoriais contemporâneas.
A exposição "Misturagem" segue aberta ao público na Unipampa até o dia 13 de setembro, das 9h às 21h, com curadoria de Lucas Honorato, Paulo Pécora e Rosângela Fachel. O evento apresenta um total de 31 trabalhos artísticos audiovisuais, além de duas mostras internacionais convidadas, somando 55 filmes e vídeos de diversos artistas.
Todas as atividades da "Misturagem" são gratuitas e abertas ao público, sendo realizadas pelo Coletivo Misturagens de Mundos, com direção e produção de Felipe Cremonini e Wagner Previtali. A mostra, intitulada "Misturagem - Mostra Pampeana de Videoarte e Cinema Experimental", é viabilizada por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Unipampa, Cenarte, Museu da Gravura Brasileira e o Centro de Criação Coletiva e Formação em Arte-Educação e Cultura.