Campo e Negócios
Embrapa sediará debate sobre relação entre pesquisa e mulheres no campo
Evento em parceria com a Emater/RS reunirá atores sociais para abordar a introdução da perspectiva de gênero na ciência agropecuária
por Redação JM
A Embrapa, em parceria com a Emater/RS-Ascar, promove, na próxima quinta-feira, dia 12, em Bagé, o evento “Mulheres rurais: cultivando novas relações entre o campo e a pesquisa”. A atividade, que acontece na sede da Embrapa Pecuária Sul, a partir das 14h, tem como objetivo discutir a importância da introdução da perspectiva de gênero na pesquisa agropecuária.
Conforme Jorge Sant’Anna, pesquisador em socioeconomia da Embrapa Pecuária Sul, abordar as questões de gênero envolve a discussão sobre as desigualdades econômica, social e cultural entre homens e mulheres no mundo rural e no cotidiano da sociedade. “Abarcar essas temáticas pode trazer substantivas contribuições para a transformação das realidades constatadas em nossa região”, pontua.
O evento contará com palestras e debates com mulheres que atuam na agropecuária da região, além de representantes da Embrapa, Emater/RS-Ascar, Fetag e outras entidades representativas. Na ocasião, ainda, o Procisur (Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Conesul) lança um Guia de Orientação com recomendações para incorporar a perspectiva de gênero nos projetos de ciência e tecnologia.
Na ocasião serão distribuídos alguns exemplares da recente publicação da Embrapa intitulada Mulheres na Pecuária, que conta com a participação do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Jorge Sant’Anna.
A iniciativa atende os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas, que, no item 5, trata sobre “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. A atividade integra, ainda, o programa Recupera Rural RS.
{AD-READ-3}Acesse a programação do evento aqui.