Fogo Cruzado
Sobrenome: Adriel dos Santos leva nome de Bagé às urnas em Charqueadas
Candidato é filho de um nome conhecido da política bajeense: o Zoinho
por Redação JM
Os nomes de algumas cidades vão aparecer nas urnas eletrônicas, no dia 6 de outubro, ao lado da nomenclatura de candidatos. Bagé integra esta lista de municípios que também denominam candidaturas. Com a trajetória de Adriel Menezes Vasconcellos dos Santos, 21 anos, que disputa uma vaga no Legislativo de Charqueadas, pelo PT, o Jornal Minuano inicia a série ‘Sobrenome Bagé’.
Adriel Bagé, como se apresenta o postulante à Câmara de Vereadores Charqueadas, é filho de um nome conhecido da política bajeense: Uidson Ricardo Santos dos Santos, o Zoinho. Seu pai disputou o cargo de vereador e prefeito, em Bagé.
Em Charqueadas, Adriel Bagé iniciou a trajetória política pelo movimento estudantil. “Saí de Bagé em busca de melhores oportunidades de estudo, com 15 anos. Foi quando ingressei no IFSUL Campus Charqueadas, no Curso Técnico Integrado em Mecatrônica. Lá comecei minha trajetória na presidência do Grêmio Estudantil, onde conquistamos o maior auxílio de inclusão digital do Rio Grande do Sul”, recorda.
Adriel Bagé cursa Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), presidindo o Centro Acadêmico André da Rocha. “A gente tem feito um baita trabalho que contou com uma campanha de arrecadação de R$ 150 mil nas enchentes, mais um ônibus que pega os colegas em Canoas, que ainda não tem trem para Porto Alegre”, enumera.
Parte de sua plataforma de campanha, integralmente voltada para Charqueadas, onde mora, está ligada ao IFSUL. “Estamos lutando pela expansão e manutenção”, destaca, ao apontar como prioridades, em seu projeto político, a luta por recursos e emendas para educação, saúde e infraestrutura. “Uso o Bagé porque aqui todos me chamam de Bagé”, explica.