Fogo Cruzado
Número de mesários aumenta no município
por Redação JM
Bagé contará com 1.065 mesários e mesárias nas eleições deste ano, superando o número de 2020, quando a cidade teve 1.014 colaboradores. Os mesários, atuantes na Justiça Eleitoral, são responsáveis por gerenciar o fluxo nas seções eleitorais, organizar filas, conferir documentos e registrar ocorrências em uma ata específica.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 26% dos mesários que atuarão em Bagé, neste ano, são voluntários, uma duplicação em relação ao percentual de 2020. As mulheres predominam entre os colaboradores, representando 65% do total, e mais de 75% dos mesários são solteiros. Em termos educacionais, 35% possuem Ensino Médio completo e 22% têm Ensino Superior completo. A faixa etária predominante é de 40 a 44 anos, com 205 mesários nessa faixa etária.
Eleitores com mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral podem ser convocados para a função ou se voluntariar. Para 2024, o prazo de inscrição já foi encerrado. Embora o trabalho de mesário não seja remunerado, oferece benefícios como a contagem de dias trabalhados como horas complementares em cursos universitários, vantagens em concursos públicos (se previsto em edital), e um auxílio-alimentação de R$ 60 por turno. Além disso, cada dia trabalhado garante dois dias de folga, sem perda salarial.
Os convocados que não comparecerem devem justificar a ausência ao juízo eleitoral em até 30 dias após a eleição, sob pena de multa, conforme as diretrizes do TSE. Pessoas que não podem exercer a função incluem candidatas e parentes até o segundo grau, integrantes de diretórios partidários com função executiva, agentes policiais e ocupantes de cargos de confiança do poder Executivo, bem como eleitores menores de 18 anos.