Campo e Negócios
Cabanha Deleboca, de Bagé, fatura títulos da raça Ile de France em Esteio
por Redação JM
A Cabanha Deleboca, de Bagé, conquistou títulos importantes na Expointer 2024, reforçando sua posição no cenário nacional da criação de ovinos Ile de France. Sob a liderança de Luiz Giovani de Pellegrini, a propriedade destacou-se com algumas das principais premiações da raça.
O Deleboca 303 foi nomeado Reservado Grande Campeão, além de vencer o Campeonato Adulto e a categoria de 24 a 30 meses. Filho do Deleboca CN35, grande campeão da Expointer 2021, o animal reafirmou a consistência produtiva que a Cabanha vem desenvolvendo. “Isso mostra a genética que estamos selecionando e tentando fazer circular por várias cabanhas, para que a raça ganhe como um todo”, destaca Pellegrini.
Já o Deleboca Bolsonaro NC 22 conquistou o título de Grande Campeão e Campeão Ovino Jovem, na categoria de 21 a 24 meses. Ele é filho do Deleboca 14, que foi bi-campeão da Expointer em 2022 e 2023. Pellegrini enfatiza a importância desse resultado: “Este carneiro exalta toda a qualidade genética que buscamos, mostrando a superioridade não só em campeonatos, mas na produção de genética de alta qualidade”.
Além dos dois exemplares mencionados, outros integraram posições de destaque na premiação, como a fêmea Deleboca 470, que obteve o título de terceira melhor, Reservada Borrega Maior e primeira colocada na categoria de 12 a 15 meses.
Crescimento e evolução
A história da Cabanha Deleboca começou em 1978, quando o pai de Pellegrini adquiriu os primeiros carneiros Ile de France. A princípio, o foco era o consumo interno, mas a partir de 2009, ele percebeu a oportunidade de agregar valor ao trabalho de criação. “Passamos a selecionar o Ile de France e a buscar animais de genética superior”, relembra.
Em 2016, a Cabanha Deleboca participou pela primeira vez da Expointer, e os Ile de France naturalmente coloridos (NCO) da cabanha foram premiados. Desde então, a propriedade passou a participar anualmente, acumulando títulos e reconhecimento.
{AD-READ-3}“Saímos extremamente satisfeitos com o trabalho que fizemos. Esta edição nem terminou e já estamos trabalhando na preparação para o próximo ano”, afirma Pellegrini, ao acrescentar a obtecção do título de terceira cabanha do ranking: "pelo segundo ano consecutivo”.