Campo e Negócios
Dom Amado, de Hulha Negra, é destaque na premiação da raça Texel
por Redação JM
A Cabanha Dom Amado, situada no município de Hulha Negra, consolidou-se como uma das principais referências na criação de ovinos da raça Texel ao conquistar os principais prêmios na 47ª Expointer. O evento, realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, destacou os animais criados por Juliano Kalil Gonçalves como os grandes campeões da raça.
A ovelha Amado 1953, com apenas 13 meses de idade, conquistou o título de Grande Campeã Fêmea, após ser premiada como Campeã Borrega Maior. "A Amado 1953 já vinha mostrando seu potencial desde cedo e foi uma enorme satisfação vê-la consagrada aqui na Expointer", destacou Gonçalves em entrevista do JM.
Mas o sucesso da cabanha de Hulha Negra em Esteio não parou por aí. O carneiro Amado 1601, que já havia vencido um concurso nacional em Monte Castelo, Santa Catarina, no ano passado, foi eleito o Grande Campeão Macho da raça Texel nesta edição da Expointer. Com dois anos de idade e tatuagem 1601, o animal, criado por Gonçalves e atualmente de propriedade de Jair de Lima Pereira Filho, da Cabanha do Cerro, de Santiago (RS), confirmou seu destaque na competição.
"Estamos extremamente felizes com o desempenho dos nossos animais. É uma vitória que reflete o trabalho contínuo e o compromisso com a qualidade genética da raça Texel", comemorou Gonçalves, que participa da Expointer pela décima vez consecutiva.