MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Assentados da região participam da Expointer

Em 27/08/2024 às 07:01h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Assentados da região participam da Expointer | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bionatuur preparou produtos para aa exposição | Foto: Divulgação

Doces, panificados, bebidas, sementes e laticínios são alguns dos produtos de agricultores assentados a serem comercializados durante a 47ª Expointer, que ocorre até 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Os alimentos e demais itens da reforma agrária estarão disponíveis ao público em 13 estandes do Pavilhão da Agricultura Familiar e uma cozinha comunitária, incumbida de servir o já tradicional arroz carreteiro preparado com ingredientes orgânicos.

Parte das bancas é ocupada de forma coletiva. A Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra/Bionaur), com sede no assentamento Estância Camboatá/Roça Nova, em Candiota, é um exemplo. A entidade é formada por 250 famílias produtoras de sementes destinadas à agricultura ecológica. Presente na Expointer desde as primeiras participações da agricultura familiar, há 26 anos, nesta edição comercializa 22 variedades de hortaliças, junto com camisetas e bonés personalizados.

Além dos participantes habituados à Expointer, pelo menos três iniciativas da reforma agrária terão sua primeira experiência com o evento neste ano. Entre eles, está a primeira Expointer da padaria Bom Gosto, localizada no assentamento Nossa Senhora da Glória, em Pedras Altas. A proprietária, Marlene Alexandre, começou a fazer pães e biscoitos há cinco anos usando receitas aprendidas em cursos e visitas técnicas. Implantada no intuito de complementar a renda da família vinda da produção de leite, a fábrica artesanal foi legalizada há dois anos.

Desde então, Marlene vende a produção na vizinhança e realiza entregas sob encomenda, além de frequentar feiras da região. Este ano, resolveu expandir os pontos de comércio, participando da Feira Nacional do Doce, em Pelotas, e agora na Expointer. “Vou levar quatro qualidades de pães, duas de biscoito doce e duas de salgado. A quantidade que couber na caminhonete”, revela. A expectativa é consolidar a presença da agroindústria Bom Gosto em eventos.

 

Confira os estandes com produtos da reforma agrária na 47ª Expointer:

14 – Agroindústria Zago

45 – Conquista de Santana

47 – Cooptar

48 – Sucos Zatti

175 – Coperav

176 – Coperlat

177 – Coopan

178 – Queijaria Mãe Natureza

193 – Embutidos Fioresi

194 – Sorvetes Camponês

195 – Agroindústria Camponês

{AD-READ-3}

251 – Agroindústria Bom Gosto

327 – Conaterra/Bionatur – Cozinha da Reforma Agrária

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br