Campo e Negócios
Parcial contabiliza 1.272 declarações de rebanho em Bagé
Número alcançado na Rainha da Fronteira representa 42% das propriedades
por Redação JM
Encerrado o período para Declaração Anual de Rebanho, o município de Bagé contabilizou 1.272 encaminhamentos. O dado parcial foi registrado pela Inspetoria de Defesa Agropecuária antes do encerramento do prazo.
De acordo com Anna Suñé, fiscal estadual agropecuária, o número alcançado na Rainha da Fronteira representa apenas 42% das propriedades. "Temos 3.035 propriedades cadastradas em Bagé, incluindo cadastros de usuários de equinos na zona urbana. Estes também precisam declarar", mencionou ao JM.
Anna frisa que "a declaração anual de rebanho é uma ferramenta muito importante para questões sanitárias, controle de doenças, garantias comerciais dadas a países importadores, bem como para dar diretrizes de políticas públicas de desenvolvimento e investimento financeiro".
No Rio Grande do Sul, são esperadas 370 mil declarações. Todos os produtores de animais devem fazer a declaração, não apenas de bovídeos, caprinos, equídeos, ovinos e suídeos, mas também os de abelhas, coelhos e peixes, entre outros.