MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Aceguá atualiza tratativas para projeto de canteiro binacional com memorial subterrâneo

Estrutura, idealizada desde 2018, deve ser realizada em cooperação entre municípios brasileiro e uruguaio, com apoio da intendência de Cerro Largo e da Urcamp

Em 18/07/2024 às 10:27h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Aceguá atualiza tratativas para projeto de canteiro binacional com memorial subterrâneo | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução

Um encontro, realizado dia 12, serviu de alinhamento para avanço no projeto de construção do Canteiro Binacional em Aceguá. A revitalização do espaço está sendo idealizada desde 2018 e deve ser realizada em cooperação entre o Município brasileiro e pela Alcaldía uruguaia, com apoio da intendência de Cerro Largo e Urcamp.

Entre as melhorias, estão previstas a construção de passeio público, área de estacionamento e lazer, floreiras e bancos e memorial subterrâneo. Durante a reunião  mais recente, foram tratados ajustes iniciais para a viabilização da obra. O próximo passo deve ser a finalização da planta e do memorial descritivo junto à Urcamp, instituição que está sendo parceira na consolidação da proposta.

O projeto do canteiro binacional da fronteira contempla também a construção de um memorial subterrâneo, espaço que irá abrigar a história dos dois municípios, bem como sediar exposições e eventos que atraiam turistas e visitantes para a região. Inicialmente, o projeto previa a implementação de pedras coloridas nas calçadas, simbolizando as cores dos dois países (verde, amarela, azul e branco), que em um primeiro momento não estavam previstas. Também serão colocadas bandeiras dos dois países. No decorrer da avenida, existem três canteiros, mas apenas o canteiro central, em que está situado o marco divisório dos dois países, integrará essa etapa de revitalização.

O grupo composto por lideranças políticas de Aceguá Brasil, Aceguá Uruguai, Urcamp e Associação Comercial de Aceguá (ACISA) debateu sobre os ajustes iniciais do projeto e delimitação dos espaços que compreendem a linha divisória entre os dois países. Um novo encontro deve acontecer nas próximas semanas, para dar seguimento à próxima etapa.

No recente encontro, estiveram presentes na reunião o prefeito de Aceguá/Brasil, Marcus Aguiar, o secretário Municipal de Educação, Júlio Cesar Monteiro, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Mohamad Ali Mohad Yacoub,  o assessor especial de gabinete Bruno Lucas, o intendente interino de Cerro Largo, Fernando Gamarra, o alcalde de Aceguá, Javier Rodriguez, o arquiteto da Intendência de Cerro Largo, Luis Olivera, o agrimensor da Intendência, Oscar Rivero, Mauricio Quintas, da Comissão de Cultura Aceguá-Uy, Vanderson Machado, da ACISA, acompanhando o presidente da Associação Leão Júnior e os representantes da Urcamp, pró-reitora de ensino, professora Marília Barbosa e o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Francisco Lucas.  

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br