MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Após retirada de aparelhos, DNIT prepara instalação de novos controladores de velocidade na BR-293

Conforme o cronograma estabelecido em edital, radares deverão estar em pleno funcionamento até setembro de 2025

Em 05/09/2024 às 09:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Após retirada de aparelhos, DNIT prepara instalação de novos controladores de velocidade na BR-293 | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura/ArquivoJM

Quem trafega pelas rodovias federais em 15 cidades gaúchas, incluindo Bagé, na BR-293, notou a ausência de controladores de velocidade. No trevo de acesso ao campus rural da Urcamp, por exemplo, o "pardal" que gerou polêmica devido ao alto número de multas aplicadas já não está mais em operação. A falta desses equipamentos é sentida em todo o trajeto até Pelotas, entre outras regiões.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o contrato anterior para os controladores eletrônicos de velocidade no estado foi encerrado em maio de 2024. Uma nova contratação foi realizada, com vigência a partir de 10 de abril de 2024, para garantir a continuidade do monitoramento. No entanto, para que os novos radares entrem em operação, é necessário cumprir várias etapas, como a elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica e a aferição dos equipamentos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Conforme o cronograma estabelecido no edital, todos os pontos de controle eletrônico de velocidade deverão estar em pleno funcionamento entre setembro de 2024 e setembro de 2025, com a instalação dos novos radares ocorrendo de forma escalonada. O DNIT também alertou que o estado de calamidade em algumas regiões pode impactar os prazos contratuais previstos para a ativação dos novos dispositivos.

O contrato anterior abrangia o monitoramento de 298 faixas de trânsito, enquanto o novo acordo prevê a cobertura de 348 faixas, um aumento significativo no número de pontos de controle. Atualmente, o DNIT está realizando estudos para determinar quais localidades continuarão a ser monitoradas, além de avaliar a possibilidade de descontinuação ou adição de novos pontos.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br