Região
Após retirada de aparelhos, DNIT prepara instalação de novos controladores de velocidade na BR-293
Conforme o cronograma estabelecido em edital, radares deverão estar em pleno funcionamento até setembro de 2025
por Melissa Louçan
Quem trafega pelas rodovias federais em 15 cidades gaúchas, incluindo Bagé, na BR-293, notou a ausência de controladores de velocidade. No trevo de acesso ao campus rural da Urcamp, por exemplo, o "pardal" que gerou polêmica devido ao alto número de multas aplicadas já não está mais em operação. A falta desses equipamentos é sentida em todo o trajeto até Pelotas, entre outras regiões.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o contrato anterior para os controladores eletrônicos de velocidade no estado foi encerrado em maio de 2024. Uma nova contratação foi realizada, com vigência a partir de 10 de abril de 2024, para garantir a continuidade do monitoramento. No entanto, para que os novos radares entrem em operação, é necessário cumprir várias etapas, como a elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica e a aferição dos equipamentos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Conforme o cronograma estabelecido no edital, todos os pontos de controle eletrônico de velocidade deverão estar em pleno funcionamento entre setembro de 2024 e setembro de 2025, com a instalação dos novos radares ocorrendo de forma escalonada. O DNIT também alertou que o estado de calamidade em algumas regiões pode impactar os prazos contratuais previstos para a ativação dos novos dispositivos.
O contrato anterior abrangia o monitoramento de 298 faixas de trânsito, enquanto o novo acordo prevê a cobertura de 348 faixas, um aumento significativo no número de pontos de controle. Atualmente, o DNIT está realizando estudos para determinar quais localidades continuarão a ser monitoradas, além de avaliar a possibilidade de descontinuação ou adição de novos pontos.