MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Estudantes de Aceguá lançam livro 'Dicionário de Palavras Que Sonham'

Em 22/11/2024 às 06:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Estudantes de Aceguá lançam livro 'Dicionário de Palavras Que Sonham' | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

No coração da fronteira entre Brasil e Uruguai, em Aceguá, a criatividade tomou forma de livro. Os alunos do 8º ano da Escola Nossa Senhora das Graças, movidos pela imaginação e pelo gosto de reinventar sentidos, lançarão nesta sexta-feira, dia 22, o Dicionário de Palavras Que Sonham. O evento, marcado para às 9h, integra a Feira de Empreendedorismo da escola.

Inspirados pela obra Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento, de Adriana Falcão, os estudantes mergulharam no desafio de subverter os significados comuns das palavras, transformando-as em expressões poéticas e lúdicas. "A proposta era trabalhar com sentidos conotativos e denotativos, mas o resultado foi muito além. Os alunos criaram definições que falam ao coração", explica a professora de Literatura, Alana Nunes, organizadora do projeto.

O livro não é a estreia literária da escola. Em 2022, os estudantes publicaram Fronteiridades, obra que também refletia o talento e a visão única dos jovens de Aceguá. Assim como o primeiro, o novo título é fruto de uma publicação independente, com toda a produção editorial realizada na escola, desde a revisão até o registro de direitos autorais. A capa é assinada pela aluna Isabella Rivero, e a impressão dos exemplares contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, intermediado pela diretora, Marisa Lopes.

"O dicionário traz definições que nos aproximam da intimidade do que sentimos e pensamos. É uma experiência única de criar e recriar significados", comenta Alana. Entre os verbetes, destacam-se criações como a da aluna Lara Gabriela, que define o mar como "um lugar onde podemos respirar", ou a reflexão de Melany, que afirma: "O dicionário é a razão, não o coração".

Os exemplares do Dicionário de Palavras Que Sonham não estarão à venda. Eles serão doados aos alunos participantes, distribuídos para bibliotecas e partilhados com outras escolas do município. "Queremos que este livro seja um incentivo ao contato afetivo com a leitura e a escrita. A escola está se tornando uma escola de escritores", finaliza Alana.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br