MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Seminário em Candiota discutirá desenvolvimento para a Região da Campanha

Em 11/07/2024 às 10:55h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Seminário em Candiota discutirá desenvolvimento para a Região da Campanha | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento debaterá alternativas além do carvão mineral Foto: Arquivo JM

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizará um seminário sobre alternativas de desenvolvimento para a região da Campanha gaúcha em 23 de julho. O evento ocorrerá na sede da Cooperativa Bionatur, localizada no Assentamento Roça Nova, em Candiota, das 8h30 às 17h.

Nelson Karam, economista do Dieese e coordenador do evento, informou que o Seminário concluirá uma etapa de um projeto iniciado há cerca de dois anos. A iniciativa envolveu diálogos com atores sociais sobre a questão do carvão, das usinas termoelétricas e da extração de carvão. Karam mencionou a há muita controvérsia sobre os danos ambientais causados por essas atividades.

De acordo com Karam, o Dieese é uma organização voltada para estudos e pesquisas para trabalhadores e sindicatos e  iniciou um diálogo com as entidades da região para buscar alternativas, junto com representantes do poder público e empresas. “A intenção é avaliar o impacto da pressão pelo fim do uso do carvão na região”, comentou.

Um dos tópicos será o contrato de fornecimento de energia de uma usina termoelétrica, recentemente adquirida pelo grupo JBS da Eletrobras, cujo contrato atual termina no final do ano. Karam destacou que a indefinição sobre a renovação do contrato é uma preocupação. Ele também mencionou as dificuldades de financiamento público para atividades relacionadas ao carvão, com a retirada de apoio do BNDES e de vários bancos privados. “A região de Candiota depende economicamente da mineração de carvão, que emprega um grande número de trabalhadores”, destacou o economista ao relatar que há uma  tensão entre os trabalhadores devido à possibilidade de encerramento das atividades sem um plano adequado, o que, segundo ele, traria consequências significativas para a comunidade.

Karan adianta que, durante o Seminário, serão apresentados os resultados dos estudos realizados, que incluíram o mapeamento dos impactos socioeconômicos do possível fechamento das atividades relacionadas ao carvão. “A proposta é discutir alternativas de desenvolvimento para a região, que incluem o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, pecuária familiar, ovinocultura, processamento de alimentos orgânicos e promoção do turismo”, afirmou.

Os participantes do Seminário incluirão representantes de prefeituras, empresas, sindicatos, movimentos organizados, governo do estado e deputados. A expectativa é reunir cerca de 100 pessoas para debater e selecionar algumas das alternativas apresentadas, com o objetivo de transformar essas ideias em projetos concretos. O evento também contará com um almoço comunitário e uma feira de produtos regionais, visando integrar a comunidade e promover os produtos locais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail secgeral@dieese.org.br.

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Acolhida e café

9h - Apresentação das alternativas produtivas para o desenvolvimento da Região da Campanha Gaúcha

10h - Debate e encaminhamentos sobre as alternativas produtivas

13h - Almoço e confraternização

14h30 - Feira e exposição de produtos locais e regionais

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br