MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Agricultores reivindicam, em Bagé, negociação de dívidas e investimentos no setor primário

Em 20/06/2024 às 19:31h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Agricultores reivindicam, em Bagé, negociação de dívidas e investimentos no setor primário | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Produtores de toda a região participam da açãoDivulgação/PRF

Nesta quinta-feira, dia 20, produtores rurais da região da Campanha se reuniram em uma manifestação pacífica no trevo de acesso à Rainha da Fronteira, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-293.

A manifestação buscou chamar a atenção dos governos estadual e federal para a necessidade urgente de renegociação das dívidas agrícolas e maiores investimentos no setor.

Vale destacar que o trânsito na BR-293 permanece livre, sem bloqueios. Contudo, os agricultores afirmam que irão esperar na rodovia a visita do ministro Paulo Pimenta e do secretário Ronaldo Santini, da Secretaria de Agricultura do Estado, para discutir soluções.

Os agricultores enfrentam uma crise severa devido à perda quase total das últimas quatro safras, tanto de verão quanto de inverno, nos anos 2022-2023 e 2023-2024. Segundo os produtores, em 2024 a situação se agravou com chuvas intensas durante a colheita, causando prejuízos significativos para agricultores de toda região, incluindo Pedras Altas, Aceguá, Candiota, Hulha, Bagé e Dom Pedrito.

Os agricultores descrevem a dívida acumulada como uma "bola de neve", agravada pelos juros altos e buscam renegociar com todos os entes envolvidos no processo produtivo, como empresas de insumos, máquinas, bancos e governos. Inclusive, destacam a necessidade de uma ação conjunta para compartilhar o prejuízo, que, segundo ele, deve ser dividido entre todos os envolvidos no setor.

Os manifestantes pedem a intervenção dos governos federal e estadual para negociar a dívida em condições mais favoráveis, com juros mais baixos e prazos mais longos, além de novos investimentos em irrigação, equipamentos e tecnologias agrícolas. 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br