Região
Mainardi anuncia R$ 6 milhões para conclusão de prédio do curso de Enologia em Dom Pedrito
Recursos foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal
por Redação JM
Na manhã de segunda-feira, dia 17, o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) esteve no campus Dom Pedrito da Unipampa, onde se reuniu com a diretora do campus Nádia Bucco e membros do corpo docente e discente da universidade. Na oportunidade, ele anunciou a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, da obra de finalização do Prédio Acadêmico do curso de Enologia.
Os recursos, totalizando R$ 6 milhões, foram incluídos no programa graças a uma articulação do deputado Mainardi, do Ministro Paulo Pimenta e do Secretário de Gestão e Normas da Secom, Paulinho Parera. “Acreditamos que a vitivinicultura não representa apenas o futuro, mas uma realidade em crescimento na nossa região, trazendo desenvolvimento econômico e renda, e que deve ser fomentada cada vez mais”, afirmou Mainardi. “Se tem uma pessoa que temos de parabenizar é a professora Nádia, incansável nesta luta. É uma conquista muito importante para toda região. Teremos que continuar trabalhando, porque ainda há muito a ser feito”, concluiu.
Para a professora Nádia Bucco, o recurso do PAC será para consolidar a estrutura do curso de enologia. “É a grande notícia dos últimos 10 anos, pois passaremos de uma estrutura inacabada, para termos um marco nacional na área de tecnologia e ciência voltadas ao setor do agronegócio e da cadeia produtiva da uva e do vinho brasileiro”, afirmou a diretora. “O impacto estimado será de proporção nacional e internacional, pois teremos mais qualidade no ensino, no desenvolvimento de pesquisa para a cadeia vitivinícola e na extensão através da prestação de serviço e difusão do conhecimento gerado através das atividades a serem desenvolvidas”, concluiu.
A finalização da estrutura prédio acadêmico permitirá o registro do junto ao Ministério da Agricultura, viabilizando a produção experimental bem como poderá servir de incubadora tecnológica de projetos para os produtores de toda campanha gaúcha e quaisquer outras regiões que tenham interesse.
Quando secretário de agricultura do RS, Mainardi conseguiu liberar recursos do Fundovitis que foram utilizados para a criação do vinhedo na universidade. Atualmente, a Unipampa de Dom Pedrito conta com o cultivo de 82 variedades de uva, sendo o vinhedo com o maior número de variedades do Brasil. O curso de Enologia da Unipampa de Dom Pedrito é o único na modalidade superior do país, com nota máxima do MEC, e forma enólogos que já estão inseridos no mercado de trabalho em todo Brasil e também no exterior.