Cidade
Edward Pessano e Francéli Brizolla são os mais votados para reitoria da Unipampa
Homologação e divulgação dos resultados finais deve ocorrer dia 18
por Redação JM
O professor Edward Frederico Castro Pessano e a professora Francéli Brizolla foram os mais votados para assumirem, como reitor e vice, respectivamente, o comando da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pelos próximos quatro anos, a partir de dezembro de 2023. A votação ocorreu na terça-feira, dia 12, de forma on-line.
A chapa dos eleitos - Unipampa pra toda gente - recebeu 30,56% dos votos, 2.544 do total de 6.763. Destes, 1.902 votos oriundos da categoria Discente, 370 votos da categoria de técnico-administrativos em Educação e 272 da categoria Docente. Pela primeira vez em formato on-line, a Consulta à Comunidade Acadêmica para escolha de candidato/a a/à reitor/a teve a abstenção de 4.999 pessoas, representando 42,50% do universo de eleitores aptos, uma redução de mais de 20% em relação à edição de 2019, que ocorreu presencialmente nos dez campi e reitoria da Unipampa.
Em segundo lugar ficou a Chapa 1 - RenovAção, composta pelos professores Alexandre Vicentine Xavier e José Waldomiro Jiménez Rojas, candidatos, respectivamente, a reitor e vice-reitor, que obtiveram 28,96% dos votos, ou seja, 2.420 votos. Em terceiro lugar, com 17,23% dos votos, o que representa 1.701 eleitores, ficou a Chapa 2 - Unipampa Corações e Mentes, formada pela professora Shirley Grazieli da Silva Nascimento, candidata à reitora, e pelo professor João Pablo Silva da Silva, candidato a vice.
O resultado preliminar pode ser conferido no site da Consulta à Comunidade Acadêmica. A apuração está disponível no canal da Unipampa no YouTube. Até este dia 14, podem ser submetidos recursos aos resultados da Consulta. Na sexta-feira, 15, ocorrerá a análise dos recursos e, na segunda-feira, 18 de setembro, haverá a homologação e divulgação dos resultados finais da Consulta. No dia seguinte, 19, o resultado será encaminhado à Presidência do Consuni. Após a votação e a composição da lista tríplice pelo Consuni, o resultado final será encaminhado para o Ministério da Educação (MEC), responsável pela nomeação do novo reitor.
Perfis
{AD-READ-3}Edward Frederico Castro Pessano, natural de Uruguaiana, é biólogo e educador. Ingressou na Unipampa como Técnico de Laboratório do Campus Itaqui em 2006. Em 2009, transferiu-se para o Campus Uruguaiana também como Técnico de Laboratório. Em 2013, tornou-se docente e logo se engajou na política institucional e de gestão. Foi coordenador acadêmico do Campus Uruguaiana entre 2016 e 2019. Em 2019, assumiu como diretor. Em 2020, atuou como pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, desafiado pelos cortes no orçamento e pela pandemia, situações que puseram em xeque a permanência dos estudantes. Em agosto de 2021, passou a atuar como pró-reitor de Gestão de Pessoas, momento de implantação de sistemas, da retomada de concursos públicos e do retorno presencial, cargo que ocupou até junho de 2023. Atualmente, é professor no Campus Uruguaiana, na graduação e na pós-graduação, nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Francéli Brizolla é educadora e natural de Espumoso/RS. Está na Unipampa desde sua implantação. Entre 2007 e 2009, foi assessora da Comissão de Implantação e da Reitoria pro tempore, tendo participado do processo de constituição dos valores que são até hoje fundamentos da Unipampa e da estruturação da gestão. Em 2009, ingressou na Universidade Federal do Paraná (UFPR - Litoral) para implantar as primeiras políticas de acessibilidade. Retornou à Unipampa, em 2012, como docente no Campus São Gabriel, momento em que também atuou no Mestrado em Educação no Campus Jaguarão. Entre 2013 e 2015, foi pró-reitora adjunta de Graduação, época de criação do Programa de Desenvolvimento Acadêmico, do Programa de Formação Docente e da reestruturação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina), do qual também foi coordenadora no mesmo período. Entre 2016 e 2018, foi docente no Campus Dom Pedrito. Atua no Campus Bagé, na graduação, no curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas, e na pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Ensino, onde também exerce a função de coordenadora desde 2022.