Cidade
Após 24 anos na RBS TV, Roberta Mércio assume coordenação de Comunicação da Prefeitura de Bagé
"Precisamos ouvir as pessoas para saber onde temos que atuar", disse ao JM
por Redação JM
A jornalista Roberta Mércio é a nova coordenadora de Comunicação e Memória da Prefeitura de Bagé. Com experiência de 24 anos de atuação na RBS TV, emissora da qual havia se desligado recentemente, ela assume o posto até então ocupado pela também jornalista Indiara Deamici. A troca no setor é uma das primeiras mudanças consolidadas na gestão municipal, que deve ter novas alterações, inclusive no primeiro escalão, a partir de 2021, após a posse, na sexta-feira, dia 1º, de Divaldo Lara, como prefeito reeleito.
A nova coordenadora, além de formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Urcamp, instituição onde atualmente é professora, tem especialização em Educação e Diversidade Cultural, pela Unipampa, e está em fase de conclusão de um MBA em Metodologias Ativas, pela UniAmérica.
Em conversa com o JM, Roberta relembrou um pouco de sua trajetória. "Iniciei na RBS, em 1996, como recepcionista. Na época, eu fazia Direito. Lá, me apaixonei pela rotina do Jornalismo. No ano 2000, fiz teste para o telejornalismo. Fui aprovada e troquei de curso. Atuei como repórter e âncora até 2007, quando fui promovida a coordenadora do telejornalismo, cargo que exerci até agosto de 2019, quando aconteceu a mudança na emissora local. Em 2017, com a conclusão da especialização, comecei a dar aula na Urcamp, no curso de Jornalismo. Deixei o grupo RBS no último dia 4, depois de 24 anos. Dias depois, recebi o convite do prefeito Divaldo Lara para coordenar a equipe de Comunicação da Prefeitura de Bagé. Me senti muito honrada e desafiada com a proposta, já que vou desempenhar um trabalho diferente agora", mencionou.
A profissional, inclusive, destaca que tem alguns projetos específicos em pauta, parte deles envolvendo possíveis rumos da Administração Municipal. "Por enquanto estou conhecendo a equipe, as rotinas e processos. Mas a ideia é implantar canais de comunicação que mantenham a população bem informada sobre as ações do governo municipal. Promover interatividade também é uma meta. Precisamos ouvir as pessoas para saber onde temos que atuar. Em reunião, ainda hoje (sábado), com o prefeito Divaldo, ficou claro que é desta forma que ele quer conduzir seu segundo mandato: mais próximo da comunidade, ouvindo demandas e buscando espaços para responder os questionamentos das pessoas. Pretendo conduzir o trabalho com a mesma ética e transparência que sempre tive durante as mais de duas décadas de atuação no telejornalismo local", citou.