MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Jornalismo da Urcamp produz podcast para ampliar a cobertura do Congrega

Em 29/10/2026 às 09:25h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Jornalismo da Urcamp produz podcast para ampliar a cobertura do Congrega | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposta integra diferentes linguagens e plataformas de comunicação - Foto: Reprodução

O curso de Jornalismo da Urcamp ampliou a cobertura da 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o Podcast Congrega+, iniciativa desenvolvida por acadêmicos como parte do Projeto Integrador. Com episódios diários, o programa combina entrevistas, reportagens, informações sobre a programação e bate-papos para aproximar a comunidade das atividades do Congrega.

A proposta integra diferentes linguagens e plataformas de comunicação, reunindo práticas de radiojornalismo, podcast e produção de conteúdo para redes sociais. A iniciativa também busca ampliar o alcance da cobertura acadêmica, apresentando ao público não apenas as pesquisas e os trabalhos científicos, mas também as atividades culturais, as oficinas e as experiências proporcionadas pelo evento.

Conforme a acadêmica de Jornalismo e presidente do Diretório Acadêmico do curso, Érica Alvarenga, o projeto surgiu da integração entre a cobertura do Congrega, tradicionalmente realizada pelos estudantes, e as atividades práticas previstas no Projeto Integrador do módulo. A proposta é desenvolver um produto jornalístico que contribua com a comunidade e valorize o caráter comunitário da instituição.

A produção também busca aproximar o público de um dos principais eventos acadêmicos da região, que reúne estudantes universitários, professores, egressos e alunos de diferentes escolas, especialmente durante a Feira das Profissões.

Além da divulgação da produção científica, o podcast aborda a diversidade de atividades oferecidas ao longo da programação. Entre elas estão oficinas voltadas à valorização do patrimônio, apresentações teatrais e ações que proporcionam aos estudantes da educação básica o primeiro contato com diferentes expressões artísticas e com os cursos de graduação.

A iniciativa permite ampliar o acesso da comunidade ao conteúdo produzido durante o evento e mostrar a dimensão das atividades realizadas na universidade. A experiência também oferece aos acadêmicos a oportunidade de trabalhar com diferentes formatos jornalísticos em uma cobertura integrada.

O primeiro episódio do Podcast Congreg + está disponível no canal oficial da Urcamp no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=k63kZKoWHt4.

Equipe de produção

O Projeto Integrador conta com a participação dos acadêmicos Augusto Salim, Fernanda Furtado, Marlon Posqui, Maurício Aires, Micaely Simões, Nicole Silva, Róger Nobre, Silvio Oliveira e Tairine Gonçalves.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br