Social
Governador do Rotary do Distrito 4780 visita Bagé e acompanha projetos sociais e parcerias comunitárias
>>> Agenda incluiu visita ao Hospital Universitário da Urcamp e encontros com instituições e lideranças locais
por Viviane Becker
O governador do Distrito 4780 do Rotary Internacional, Nelson Azevedo Júnior, esteve em Bagé na primeira semana de outubro, acompanhado da esposa, Fabiane Pohlmann, para uma série de visitas voltadas ao acompanhamento de projetos sociais, ao fortalecimento das ações dos clubes rotários e à ampliação de parcerias em benefício da comunidade.
Visita ao Hospital Universitário
A agenda incluiu uma visita ao Hospital Universitário da Urcamp, onde o governador foi recebido pelo reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, e pela vice-reitora, Monica Palomino de Los Santos. Na ocasião, foram ressaltados a contribuição e o apoio dos clubes de Rotary de Bagé, por meio de doações de cadeiras de rodas, assentos para acompanhantes, cobertas e jogos de cama, entre outros itens que auxiliam na humanização da assistência prestada à população de Bagé e região.
O reitor aproveitou a oportunidade para apresentar toda a estrutura da Urcamp, que tem sede em Bagé e campi em outras quatro cidades, mantendo hospital, laboratórios, museus e núcleos de atendimento que aproximam a formação acadêmica das demandas da comunidade. A atuação da Urcamp vai além da formação acadêmica. Com sede em Bagé e unidades em Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel, a instituição mantém uma estrutura que integra ensino, pesquisa, extensão, atendimento à população e preservação do patrimônio cultural. Sua área de influência alcança 21 municípios das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste.
Sala de Fisioterapia
Um dos destaques da programação foi a entrega da revitalização da sala de fisioterapia da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, realizada pelo Rotary Club de Bagé Sul em parceria com o Sicredi, por meio do Fundo Social. O projeto contemplou a reforma do espaço, com pintura e substituição de aberturas, além da aquisição de equipamentos para exercícios e atendimentos fisioterapêuticos. A iniciativa beneficia os 83 idosos atendidos pela instituição, contribuindo para a mobilidade, a autonomia e a qualidade de vida dos residentes.
Durante a passagem pelo município, o governador também esteve na Casa da Menina e na clínica Viva o Doce Prazer de Viver, participou de assembleias do Rotary e da Casa da Amizade, além de reunião com o prefeito Luiz Fernando Mainardi e de inúmeras outras agendas. A visita evidenciou a diversidade de iniciativas desenvolvidas pelos clubes rotários em Bagé, que articulam recursos, voluntariado e parcerias para atender às demandas da comunidade.
Visita do governador ao Hospital Universitário da Urcamp
A presidente da Casa da Amizade, Graça Duarte, com Fabiane Pohlmann e o marido, o governador do Distrito 4780 do Rotary Internacional, Nelson Azevedo Júnior
Ato de entrega da revitalização da sala de fisioterapia da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, realizada pelo Rotary Club de Bagé Sul em parceria com o Sicredi

