Região
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Candiota
por Melissa Louçan
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em Candiota em decorrência dos danos provocados pelo vendaval que atingiu o município. A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 3.400, assinada em 5 de outubro de 2026 e publicada no Diário Oficial da União em 6 de outubro.
Candiota está entre os seis municípios do Paraná e do Rio Grande do Sul incluídos na portaria. No caso do município gaúcho, o reconhecimento está relacionado aos efeitos do vendaval registrado em 20 de setembro, que provocou danos em diferentes pontos da cidade e da zona rural.
Na ocasião, o temporal atingiu cerca de 60% do município, conforme levantamento divulgado pela administração municipal. Entre os problemas registrados estavam casas destelhadas e danificadas, queda de árvores e estruturas, danos na rede elétrica e interrupções no abastecimento de água. A falta de energia afetou diferentes localidades de Candiota.
A situação voltou a se agravar após o temporal registrado na madrugada desta quinta-feira, 8. Conforme o acompanhamento da concessionária de energia, Candiota contabilizava, às 15h de quinta-feira, mais de 270 consumidores afetados por interrupções no fornecimento de energia elétrica, com quatro equipes trabalhando em campo para restabelecer o serviço.
Com o reconhecimento pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o município poderá solicitar recursos federais para ações de resposta e recuperação dos danos provocados pelo desastre. Para isso, a administração municipal deverá apresentar um plano de trabalho por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
A análise dos pedidos é realizada pela Defesa Civil Nacional e, após a aprovação da documentação e do plano apresentado pelo município, são definidos os valores que poderão ser repassados para as ações de resposta ao desastre.

