Esportes
Bagé fecha Divisão de Acesso diante do Brasil de Pelotas em temporada de turbulências
por Yuri Cougo Dias
O Grêmio Esportivo Bagé encerra sua participação no Gauchão A-2, a Divisão de Acesso, neste domingo, 27, às 15h, diante do Brasil de Pelotas, no Estádio Pedra Moura, pela 15ª e última rodada da fase classificatória. Na 13ª posição, com 12 pontos, o jalde-negro entra em campo sem possibilidades de classificação ou risco de rebaixamento, em uma temporada marcada por dificuldades dentro e fora de campo.
Em 14 partidas, o Bagé conquistou duas vitórias, contra Lajeadense e Guarani de Venâncio Aires, além de seis empates e seis derrotas. O aproveitamento é de 29%, com nove gols marcados e 18 sofridos.
A permanência na competição foi assegurada pela combinação dos resultados e da tabela. Glória, 14º colocado, com 11 pontos, e Gramadense, 15º, com dez, fazem confronto direto na última rodada, no Estádio Altos da Glória, em Vacaria. Como apenas uma das equipes poderá ultrapassar o Bagé, o clube está garantido na Divisão de Acesso de 2027. O Lajeadense, com cinco pontos, já está rebaixado. No duelo entre Glória e Gramadense, o time de Vacaria tem a vantagem do empate.
Elenco reduzido
Rodrigo Bandeira terá novamente poucas opções para a partida de encerramento. Além dos atletas que estão no Departamento Médico, o volante Gelatti será desfalque por pertencer ao Brasil de Pelotas e não poder enfrentar o clube que detém seus direitos, conforme acordo entre as equipes.
O atacante Gustavo Linhares, que cumpriu suspensão na derrota por 2 a 0 para o Brasil de Farroupilha, também não estará à disposição. O jogador já deixou o clube e seguirá para o futebol goiano. A expectativa é de que aproximadamente quatro atletas componham o banco de reservas.
A situação do elenco reflete parte dos problemas enfrentados pelo Bagé durante a competição. O clube conviveu com atrasos salariais, dificuldades estruturais e de recursos para o dia a dia, além de problemas de relacionamento com a direção. Pedro Sabella retornou durante o campeonato inicialmente como executivo de futebol e, posteriormente, passou a responder interinamente pela administração do clube.
Incidentes fora de campo
A temporada também teve episódios que ainda podem trazer consequências esportivas e administrativas. Após a derrota por 2 a 0 para o Glória, em 13 de setembro, torcedores invadiram a área de acesso ao vestiário do Bagé, onde jogadores relataram ter sido agredidos. O clube registrou boletim de ocorrência, comunicou a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), identificou os envolvidos e proibiu a entrada deles no Estádio Pedra Moura.
O episódio levou o Bagé ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS). O clube será julgado na próxima quarta-feira, 30, às 17h, pela 2ª Comissão Disciplinar Desportiva, no Processo Disciplinar nº 257/26.
A denúncia aponta suposta infração ao artigo 213, inciso II, §1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da responsabilidade dos clubes na prevenção e repressão de invasões e desordens relacionadas aos eventos esportivos. A legislação prevê multa e, em determinadas circunstâncias, perda do mando de campo.
A súmula registra que, após o apito final, a equipe de arbitragem ouviu e visualizou, por uma janela do vestiário, gritos e torcedores correndo na área de acesso ao local. O árbitro relatou não ter sido possível identificar exatamente o que ocorria, enquanto a arbitragem e o delegado da partida permaneceram no vestiário. A saída do estádio ocorreu com acompanhamento da Brigada Militar.
Compromisso mantido
Mesmo diante das dificuldades, jogadores e comissão técnica mantiveram a unidade na reta final e cumpriram o compromisso de levar a campanha até o fim e assegurar a permanência do clube na Divisão de Acesso.
Contra o Brasil de Pelotas, o Bagé encerra uma trajetória de 14 partidas que expôs dificuldades esportivas, estruturais e administrativas. Com 106 anos de história, o clube agora terá de definir os próximos passos para reorganizar suas atividades e preparar o futuro após o fim da competição.

