MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Quatro municípios ampliam índice de Desenvolvimento Sustentável na região

Em 23/09/2026 às 09:00h

por Redação JM

Quatro municípios ampliam índice de Desenvolvimento Sustentável na região | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Candiota foi o município que mais ampliou o índice / Foto: Érica Alvarenga

O levantamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades aponta que quatro dos seis municípios da região apresentam nível médio de desenvolvimento. Candiota, com índice de 52,96, aparece na segunda maior pontuação entre os municípios da região, atrás de Lavras do Sul, que registra 55,03. Dom Pedrito tem 52,51 e Aceguá, 51,28. Bagé e Hulha Negra apresentam nível baixo, com índices de 46,05 e 48,38, respectivamente.

Na comparação com os índices divulgados em 2025, quatro municípios ampliaram a pontuação. Lavras do Sul passou de 54,50 para 55,03, avanço de 0,53 ponto. Candiota subiu de 50,06 para 52,96, aumento de 2,90 pontos. Aceguá passou de 49,87 para 51,28, crescimento de 1,41 ponto. Dom Pedrito avançou de 51,32 para 52,51, alta de 1,19 ponto.

Bagé e Hulha Negra registraram redução. O índice de Bagé passou de 46,50 para 46,05, queda de 0,45 ponto. Em Hulha Negra, a redução foi de 50,52 para 48,38, uma diferença de 2,14 pontos.

O índice considera diferentes indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e classifica o desempenho dos municípios a partir das metas estabelecidas. A pontuação permite identificar metas já alcançadas e diferentes níveis de desafios ainda existentes.

Panorama local

Lavras do Sul apresenta a maior pontuação entre os seis municípios, com índice de 55,03. Em 2025, o município tinha 54,50 pontos. Atualmente, ocupa a 1.391ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros e a 192ª colocação entre os 497 municípios gaúchos. O levantamento registra 46 metas alcançadas, entre elas as relacionadas à educação de qualidade e ao consumo e à produção sustentáveis. São 14 desafios remanescentes, 15 desafios significativos e 20 desafios muito significativos, entre eles os relacionados à indústria, inovação e infraestrutura.

Candiota ocupa a 2.173ª posição no ranking nacional e a 291ª colocação estadual, com índice de 52,96, classificado como médio. Em 2025, o município apresentava 50,06 pontos. Foram alcançadas 40 metas, entre elas nas áreas de saúde e bem-estar, energia e vida na água. Há ainda 20 desafios remanescentes, 13 desafios significativos e 26 desafios muito significativos. Entre estes, está a proteção da vida terrestre.

Dom Pedrito apresenta índice de 52,51 e ocupa a 2.353ª posição no país e a 316ª no Rio Grande do Sul. O município tinha 51,32 pontos no levantamento anterior. Classificado como médio, alcançou 35 metas, entre elas as relacionadas à água limpa e saúde e bem-estar. O levantamento aponta ainda 17 desafios remanescentes, 15 desafios significativos e 30 desafios muito significativos, incluindo indicadores ligados à indústria, inovação e infraestrutura.

Aceguá, com índice de 51,28, está na 2.818ª posição nacional e na 363ª estadual. O município também apresenta nível médio de desenvolvimento. Em 2025, registrava 49,87 pontos. Foram alcançadas 50 metas, entre elas as relacionadas à saúde e bem-estar, paz e justiça. O levantamento aponta 13 desafios remanescentes, 10 desafios significativos e 26 desafios muito significativos, entre eles os relacionados à indústria e inovação.

Nível baixo

Hulha Negra apresenta índice de 48,38 e está classificada no nível baixo. O município ocupa a 3.927ª posição entre os municípios brasileiros e a 445ª entre os gaúchos. No levantamento anterior, tinha índice de 50,52. Foram alcançadas 45 metas, incluindo a relacionada à educação de qualidade. O levantamento aponta ainda 20 desafios remanescentes, sete desafios significativos e 26 desafios muito significativos, entre eles os relacionados à indústria, inovação e infraestrutura.

Bagé tem o menor índice entre os seis municípios, com 46,05 pontos. A cidade ocupa a 4.621ª posição no ranking nacional e a 482ª no estadual, ficando entre os municípios classificados com nível baixo de desenvolvimento. Em 2025, o índice era de 46,50. O levantamento registra 32 metas alcançadas, entre elas as relacionadas à saúde e bem-estar e à educação de qualidade. São 23 desafios remanescentes, 10 desafios significativos e 35 desafios muito significativos, incluindo indicadores relacionados à indústria, inovação e infraestrutura.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br