Campo e Negócios
Associação Brasileira de Angus promove Conecta Angus em Bagé
por Redação JM
A Associação Brasileira de Angus realiza, no dia 25, mais uma edição do Conecta Angus, desta vez em Bagé. O encontro será realizado a partir das 18h, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, na sede do núcleo dos criadores da raça, durante a 114ª Expofeira, reunindo produtores e criadores da região.
Criado para aproximar a entidade dos associados e fortalecer o relacionamento com os criadores, o Conecta Angus percorre diferentes regiões produtoras para ouvir as demandas do setor, apresentar iniciativas da Associação e ampliar o acesso a informações e serviços voltados à produção pecuária.
O diretor executivo da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, explica que o ‘foco é estar cada vez mais próximo do produtor e do associado, valorizando quem está no campo e participa diretamente da construção do Angus no Brasil’. “A iniciativa é uma oportunidade de conhecer de perto as diferentes realidades das regiões produtoras, ouvir os criadores e apresentar as ferramentas que a Associação disponibiliza para apoiar o desenvolvimento da atividade”, destaca.
Entre as iniciativas apresentadas pela entidade estão ferramentas voltadas ao melhoramento genético, como genômica, provas de eficiência alimentar, registro de animais e certificação de terneiros, além do Programa Carne Angus Certificada. A demanda pela genética Angus também segue em alta. No primeiro semestre de 2026, a comercialização de sêmen da raça cresceu 19,58%, acima do avanço de 16,87% registrado pelo mercado brasileiro de sêmen destinado à pecuária de corte, segundo dados oficiais da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).
Programa Carne Angus
Criado em 2003, o Programa Carne Angus Certificada estabelece critérios técnicos para a certificação de animais com genética Angus e acompanha a avaliação das carcaças nos frigoríficos parceiros. Atualmente, o programa conta com 29 parceiros e mais de 60 plantas frigoríficas em diferentes estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os resultados de 2026 mostram a expansão da iniciativa. Entre janeiro e julho, foi registrado um volume de 11% de crescimento no número de abates, superior ao registrado no mesmo período de 2025. O avanço também se reflete na presença da Carne Angus Certificada no mercado internacional. No primeiro semestre de 2026, foram exportadas 5 mil toneladas, um aumento de 75% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A aproximação com os produtores integra a estratégia da Associação para fortalecer a presença da raça nas diferentes regiões pecuárias do país. Ao levar o Conecta Angus para Bagé, a entidade busca ampliar o diálogo com os criadores, compreender as particularidades da produção local e apresentar caminhos para o desenvolvimento da genética e da produção de carne de qualidade.

