Máquinas e Motores
Yamaha amplia linha 700cc com novas Tracer 7 e R7
por Redação JM
A Yamaha ampliou a linha de motocicletas de 700cc no Brasil com o lançamento das novas Tracer 7 e R7, apresentado durante o Festival Interlagos 2026. Os modelos passam a integrar a família que já conta com a Ténéré 700 e a MT-07 Connected, todos equipados com o motor CP2, de dois cilindros.
A Tracer 7 chega ao segmento sport-touring com motor de 690cc, capaz de entregar 73,4 cv a 8.750 rpm e torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. O modelo conta com acelerador eletrônico YCC-T, embreagem assistida e deslizante, controle de tração com dois níveis de atuação, suspensão ajustável, freios com ABS e rodas de 17 polegadas.
Entre os equipamentos estão painel TFT colorido de cinco polegadas, conectividade com smartphones por meio do Y-Connect, navegação pelo Garmin StreetCross, iluminação Full LED, para-brisa com ajuste manual, controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade variável.
Com tanque de 18 litros, a Tracer 7 pesa 203 quilos em ordem de marcha. O modelo será produzido em Manaus (AM) e estará disponível nas concessionárias a partir de setembro, nas cores Redline e Midnight Black. O preço público sugerido é de R$ 59.990, além de frete, com quatro anos de garantia e Revisão Preço Fixo.
Já a R7 chega ao mercado brasileiro como integrante da família Supersport. Também equipada com o motor CP2 de 690cc, entrega os mesmos 73,4 cv e 6,9 kgf.m de torque da Tracer 7. O modelo incorpora acelerador eletrônico YCC-T, embreagem assistida e deslizante e sistema Quick Shift para trocas de marchas sem acionamento da embreagem.
A R7 também traz Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos, derivada da R1, que gerencia sistemas eletrônicos como controle de tração, controle de deslizamento, controle de elevação, controle de frenagem e gerenciamento de freio motor. O modelo ainda conta com controle de largada e diferentes configurações eletrônicas voltadas à pilotagem esportiva.
Com 189 quilos em ordem de marcha, tanque de 14 litros e rodas de liga leve com tecnologia SpinForged, a R7 será oferecida com pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23. O painel TFT de cinco polegadas inclui conectividade, navegação, modo Track e integração com o aplicativo Y-TRAC para registro e análise de dados de pilotagem.
A nova R7 começará a ser produzida em Manaus em outubro, com preços a serem divulgados no mesmo mês. A chegada às concessionárias está prevista para novembro, nas cores Racing Blue e Midnight Black, além de uma edição especial R7 70th ANNIVERSARY, limitada a 70 unidades.
O lançamento da R7 também marca a criação da R7 Cup, nova categoria de formação de pilotos da Yamaha no Brasil, com início previsto para 2027 e grid de até 30 competidores.

