Cidade
Caravana do Cpers passa por Bagé com mobilização em defesa da escola pública
por Melissa Louçan
A Caravana em Defesa da Escola Pública e da Democracia, promovida pelo Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), estará em Bagé na próxima semana. A atividade ocorre na terça-feira, 1º de setembro, e integra uma nova etapa do roteiro que percorre os 42 Núcleos do sindicato no Estado. Em Bagé, a mobilização será coordenada pelo 17º Núcleo do Cpers.
Durante a passagem pelo município, representantes do sindicato estarão em escolas para dialogar com a comunidade escolar e apresentar as pautas defendidas pela categoria. A proposta é reforçar a defesa de uma educação pública e de qualidade e discutir questões que, segundo o Cpers, têm impactado o cotidiano dos trabalhadores em educação.
Entre os temas que serão abordados estão a oposição às privatizações na educação, a valorização dos profissionais e as críticas ao excesso de burocratização do trabalho, especialmente por meio do preenchimento de planilhas e do uso de plataformas. Para o sindicato, essas ferramentas podem engessar as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores e afastá-los das necessidades do cotidiano escolar.
A iniciativa também busca fortalecer a mobilização da categoria em torno da defesa da escola pública. A Caravana percorre diferentes regiões do Estado para aproximar o sindicato das comunidades escolares e ouvir as demandas dos profissionais da educação.

