Esportes
Bagé presente em evento nacional de capoeira na Bahia
por Yuri Cougo Dias
De 12 a 16 de agosto, Jacobina, na Bahia, recebeu capoeiristas do Brasil e de outros países para os Jogos Brasileiros da Abadá-Capoeira. Entre os participantes estavam os bajeenses Carlos Eduardo Nunes e Matheus Lealdino, além de João Timóteo, de Santana do Livramento. O grupo participou do evento acompanhado pelo professor Lealdino. Durante a atividade, os alunos também receberam nova graduação.
Com mais de 30 anos de atuação contínua, Lealdino tem contribuído para a formação de diferentes gerações de capoeiristas e para a permanência da capoeira em Bagé e região, em um trabalho de transmissão de conhecimentos e valorização da memória, da identidade e da resistência.
A participação no evento em Jacobina integra uma trajetória de trabalho que segue ativa na região. Em outubro, o professor Lealdino promoverá um festival de capoeira que também envolverá a região do Quilombo das Palmas, ampliando a presença da manifestação cultural e sua conexão com territórios de memória negra

