MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Arco define programação para a 49ª Expointer

Em 19/08/2026 às 08:50h

por Redação JM

Arco define programação para a 49ª Expointer | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Julgamentos de classificação envolvem em torno de 15 categorias / Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) já definiu a programação que será realizada durante a 49ª Expointer, de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A agenda da entidade inclui julgamentos de classificação, participação na Vitrine da Carne Gaúcha e atividades voltadas à formação e à participação de crianças, adolescentes e estudantes.

Os julgamentos de classificação envolverão cerca de 15 categorias, entre machos e fêmeas, de 14 raças ovinas. As avaliações ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde, entre 30 de agosto e 2 de setembro. Já na sexta-feira, 28, e no sábado, 29, será realizado o julgamento de admissão dos animais.

De acordo com a gerente executiva da Arco, Lorena Riambau Garcia, a exposição reunirá animais de diferentes idades, desde exemplares muito jovens até adultos com até 36 meses. Os cordeiros, segundo ela, representam animais com potencial de evolução e já poderão receber premiação pela primeira participação na feira. “Ainda são uma promessa de evolução, mas já recebem premiação pela primeira participação na feira. Vamos contar com uma grande diversidade de animais e os jurados terão uma tarefa muito árdua em apontar os grandes campeões”, afirma Lorena.

Carne ovina

A Arco também participará da Vitrine da Carne Gaúcha, com oito apresentações realizadas sempre às 11h, desde o início da Expointer até 5 de setembro. O espaço será utilizado para apresentar informações sobre a carne ovina, além de demonstrar o preparo e possibilitar a degustação de diferentes receitas.

Entre os pratos previstos estão stinco de cordeiro com purê de mandioquinha, costela desossada com aligot, picanha grelhada com legumes e molho pesto e hambúrguer de linguiça de cordeiro.

Para Lorena, a participação na Vitrine permite aproximar a ovinocultura de um público predominantemente urbano. “Neste espaço, a Arco consegue levar informações importantes e verdadeiras sobre a carne ovina para um público praticamente urbano e mostrar as suas características e a forma de consumo”, explica.

Atividades para jovens

A programação também terá ações direcionadas à formação e à participação de jovens. Nos dias 1º e 2 de setembro, será realizado o Concurso de Velos, no Lounge da Pista de Ovinos.

No dia 3, às 9h, ocorre a Oficina de Jurado Jovem. A atividade é voltada ao público acadêmico e a estudantes de cursos técnicos e busca ampliar o conhecimento sobre as raças ovinas, os processos relacionados aos animais até a chegada à pista e os critérios utilizados nos julgamentos.

A iniciativa é realizada pela Comissão Jovem da Arco há mais de 10 anos durante a Expointer. Conforme Lorena, a oficina proporciona um momento de troca entre os participantes e permite o contato com diferentes aspectos da ovinocultura.

Ainda no dia 3, às 14h30, será realizado o campeonato Cabanheiro do Futuro. A proposta é transmitir conhecimentos sobre a criação de ovinos e estimular o interesse de crianças e adolescentes pela atividade.

Segundo Lorena, o projeto também permite que os participantes compartilhem os conhecimentos que já possuem sobre os animais que criam. A iniciativa, conforme a dirigente, já foi incorporada a outras feiras e exposições.

A participação da Arco na 49ª Expointer tem patrocínio da Supra e do Senar, por meio do Termo de Fomento FPE 2787/2024.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br