MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Mercado movimentado eleva expectativa para o início da Divisão de Acesso

Em 25/07/2026 às 07:50h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Mercado movimentado eleva expectativa para o início da Divisão de Acesso | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jalde-negro enfrentará Brasil na última rodada - Foto: Káren Rodrigues | Acesso Imagens

A uma semana do início do Gauchão Série A-2, a Divisão de Acesso de 2026, os 16 clubes intensificam os últimos ajustes para a competição, que começa nos dias 1º e 2 de agosto. Enquanto as equipes anunciam reforços, definem comissões técnicas e apostam em nomes conhecidos do futebol gaúcho, o Bagé segue na contramão do mercado e mantém sigilo sobre a formação do elenco que disputará o campeonato. A estreia jalde-negra está marcada para o dia 2 de agosto, às 15h, diante do União Frederiquense, em Frederico Westphalen.

A movimentação chama atenção pela quantidade de atletas e profissionais com passagens recentes pela dupla Ba-Gua que trocaram de clube nesta janela. O cenário evidencia um mercado aquecido e uma competição que promete equilíbrio desde a primeira rodada, principalmente pela importância do acesso à elite do futebol gaúcho. Entre os clubes mais mobilizados está o Brasil de Pelotas. Após oficializar a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), a expectativa da torcida era por uma temporada de maior protagonismo. No entanto, o Xavante acabou eliminado ainda na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro e ficou com o vice-campeonato da Copa FGF, perdendo a decisão para o Gramadense. Apesar da frustração, o clube assegurou calendário nacional para 2027, com vaga na Série D, pelo ranking da CBF, e na Copa Sul-Sudeste, em razão do vice estadual. Agora, conquistar o acesso passou a ser praticamente uma obrigação para o torcedor rubro-negro. O elenco do Brasil contará com velhos conhecidos da região, como o zagueiro Saulo, ex-Guarany, o volante Alan Gonçalves, ex-Bagé, e o meia Silas, que disputou a Copa FGF e a Série D pelo Guarany.

O rival Pelotas também apostou em atletas que defenderam o clube alvirrubro. Chegam o volante Vítor Oliveira e o meia Hiago Lucas, um dos destaques do Guarany na temporada, além do preparador de goleiros Douglas Luiz, que integra a comissão técnica. Outra região que reforçou seus representantes foi Passo Fundo. O Passo Fundo anunciou o goleiro Jonathan, o lateral-direito Talles e o zagueiro Albert, todos oriundos do Guarany, além do técnico Márcio Nunes. Já o Gaúcho confirmou a contratação do centroavante Yan Philippe. O Santa Cruz também reuniu um grupo experiente, com o goleiro Rodrigo Mamá, um dos protagonistas da campanha do Guarany no Gauchão de 2024, o volante David Cunha, que soma seis temporadas pelo clube bageense, e o atacante Pepeto, que disputou as rodadas finais da Copa FGF pelo Guarany e também vestiu a camisa do Bagé em 2020.

Derrotado na semifinal da edição passada, o Aimoré chega novamente como um dos candidatos ao acesso. Além dos reforços para o elenco, o clube contará na comissão técnica com o ex-zagueiro Micael, que atuou pelo Guarany em 2024 e inicia sua trajetória como auxiliar técnico. O recém-promovido Apafut também apostou em um conhecido da torcida alvirrubra ao contratar o centroavante Marcos Paulo, destaque do Guarany na reta final da temporada.

O Glória, de Vacaria, é outro que investiu forte para a disputa. O clube contará com os atacantes Jarro e Wilson Júnior, ambos conhecidos pela torcida do Guarany, além do técnico Wiliam Campos, que acumula três passagens pelo Estrela D'Alva. Outro atleta que deixou Bagé é o zagueiro Diego Rocha, anunciado pela equipe vacariense. Quem também desperta atenção é o Gramadense. Em sua primeira participação na Divisão de Acesso, no ano passado, o clube alcançou as quartas de final e foi eliminado pelo Novo Hamburgo, que acabaria conquistando o título. Nesta temporada, porém, chega ainda mais fortalecido após conquistar, de forma inédita, a Copa FGF, eliminando o Bagé nas semifinais, nos pênaltis, e derrotando o Brasil de Pelotas, também nas penalidades, na decisão. No Veranópolis, a principal novidade está na comissão técnica, comandada por Gelson Conte, outro profissional conhecido do futebol bageense.

Enquanto os adversários divulgam reforços praticamente diariamente, o Bagé mantém discrição. Embora exista a possibilidade de o elenco já estar definido, a direção ainda não oficializou os atletas que permanecem, os contratados ou as saídas após a disputa da Copa FGF, alimentando a expectativa da torcida às vésperas da estreia.

A Divisão de Acesso será disputada por Bagé, Brasil de Pelotas, Pelotas, Gaúcho, Passo Fundo, Santa Cruz, Brasil de Farroupilha, Veranópolis, Esportivo, Lajeadense, União Frederiquense, Gramadense, Glória, Guarani de Venâncio Aires, Apafut e Aimoré. As equipes se enfrentam em turno único, totalizando 15 rodadas. Os oito melhores avançam às quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta, assim como semifinal e final. Os dois finalistas garantem vaga no Gauchão de 2027, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para o Gauchão Série B de 2027.

A edição de 2026 também será marcada por novidades. Pela primeira vez na história da competição, haverá utilização do árbitro de vídeo (VAR) a partir das semifinais. Além disso, a Federação Gaúcha de Futebol confirmou que todas as partidas terão transmissão ao vivo pelo canal FGF TV no YouTube.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br