Saúde
Hospital Universitário recebe ação de doação de sangue no sábado
por Miquéli Romero
O Hospital Universitário (HU) da Urcamp, em Bagé, recebe neste sábado, 27 de junho, mais uma ação de coleta de sangue promovida pelo Hemopel, em alusão à campanha Junho Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação.
A coleta será realizada das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h, com distribuição de 80 fichas para atendimento dos doadores. A redução no número de fichas de 100 para 80 se deve à adoção do sistema Hemote Plus, ferramenta que tecnológica que passará a integrar as rotinas dos serviços de hemoterapia da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A iniciativa ocorre em um período de redução nas doações. Com a chegada do inverno, aumenta o número de pessoas com sintomas gripais e respiratórios, o que impacta os estoques dos bancos de sangue. Ao mesmo tempo, a demanda permanece para atender pacientes em tratamento oncológico, cirurgias, emergências e vítimas de acidentes.
De acordo com a assistente social do Hemopel, Márcia Lages, há necessidade maior de doadores dos tipos sanguíneos A positivo, O positivo e O negativo. Ela ressalta, porém, que todas as doações são importantes para a manutenção dos estoques.
“Quem estiver bem de saúde, sem sintomas gripais e sem tosse, pode comparecer para realizar sua doação. Nesta entrada do inverno, observamos uma redução no número de doadores justamente por causa dos sintomas respiratórios, mas a demanda continua a mesma”, afirma.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação, e apresentar documento oficial com foto. Pessoas com febre, tosse ou sintomas gripais não podem realizar a doação.
A campanha Junho Vermelho reforça a importância da participação da comunidade para manter os estoques de sangue disponíveis para os atendimentos realizados na região.

