Região
Comitiva da Campanha trata de convênio para avanço da Transcampesina
por Redação JM
O projeto de pavimentação das Estradas Rurais Transcampesina foi pauta de uma reunião realizada na quinta-feira, 18, em Porto Alegre, entre representantes da região da Campanha e o secretário estadual de Logística e Transportes, Clóvis Garcez Magalhães.
Participaram do encontro o prefeito de Candiota, Fernando Campani, prefeitos integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e vereadores que representam o Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate às Estiagens.
Durante a reunião, a comitiva apresentou o andamento da tramitação do projeto junto aos bancos financiadores do Mercosul. Também foi discutida a formalização de um convênio entre o governo do Estado e o Cideja para viabilizar a contrapartida de 15% do valor total do primeiro trecho da obra, entre os municípios de Aceguá e Hulha Negra.
Segundo os participantes, a proposta prevê a pavimentação de estradas rurais por meio de tecnologia em concreto. O prefeito Fernando Campani destacou a atuação conjunta dos municípios na condução do projeto e a participação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na orientação técnica relacionada ao modelo de pavimentação.
Os próximos passos incluem a conclusão do anteprojeto, que está em elaboração, e o avanço das tratativas para a assinatura do convênio entre o Estado e o Cideja.

