Segurança
Decrab apreende mais de dois mil litros de herbicidas e defensivos agrícolas
por Rochele Barbosa
Agentes da 1ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato de Bagé (1ª Decrab/Bagé), com o apoio da Operação Brasil contra o Crime Organizado e agentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cumpriram um mandado de busca e apreensão na cidade de Dom Pedrito, resultando na apreensão de mais de dois mil litros de herbicidas e defensivos agrícolas em situação de ilegalidade.
A operação, autorizada pelo Juízo da 1ª Vara Judicial da Comarca de Dom Pedrito acatando representação da autoridade policial titular da Decrab/Bagé, Delegado Guilherme Nunes, visa combater crimes contra o meio ambiente e o patrimônio genético, garantindo a segurança da saúde pública e do ecossistema local.
As investigações tiveram início após diligências e informações que indicavam o armazenamento irregular de insumos agrícolas em um imóvel localizado no Bairro Santa Terezinha. Diante dos indícios de irregularidade e do potencial risco à saúde pública e ao meio ambiente, a Polícia Civil representou pela expedição do mandado de busca e apreensão, que foi prontamente deferido pela autoridade judicial.
Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos diversos produtos, incluindo uma quantidade significativa de herbicidas e defensivos agrícolas falsificados, sem nenhum registro nos órgãos competentes, totalizando mais de 2.000 litros, conforme informações preliminares da operação. Além dos produtos, o mandado também autorizou a apreensão de documentos físicos e eletrônicos, bem como aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos, que poderão conter informações relevantes para a continuidade das investigações.
Durante a ação, o responsável pelo local foi preso em flagrante, sendo encaminhado ao sistema prisional.
A ação gerou um prejuízo aproximado de R$ 1 milhão ao crime, e reforça o compromisso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul na repressão a atividades ilícitas que comprometem a segurança alimentar, a saúde da população e a integridade ambiental.
A utilização e comercialização de defensivos agrícolas sem a devida regulamentação representam um grave perigo, podendo causar contaminação do solo, da água e dos alimentos, além de riscos diretos aos trabalhadores rurais e consumidores.
As investigações prosseguem para identificar a origem dos produtos apreendidos, a rede de distribuição e eventuais outros envolvidos nos crimes.

