Cidade
Implantação de novo sistema antecipa coleta de sangue para este sábado em Bagé
por Márlon Castro Posqui
A coleta de doação de sangue prevista para a próxima semana foi antecipada para este sábado, dia 16, em razão da implantação do novo sistema Hemote Plus, ferramenta tecnológica que passará a integrar as rotinas dos serviços de hemoterapia da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A coleta ocorre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h, no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, que é mantido pela Fundação Áttila Taborda (FAT).
O Hemote Plus também será utilizado nas coletas externas realizadas nos municípios que integram o Projeto da Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue. A proposta é substituir o atual modelo manual por um sistema totalmente digital, contemplando todas as etapas do processo, desde o cadastro do doador até a triagem e a coleta.
De acordo com a equipe responsável, a antecipação da coleta ocorre justamente para permitir o processo de implantação e capacitação dos profissionais que irão operar o novo sistema. A utilização efetiva da ferramenta nas coletas externas deve começar no próximo mês.
Atualmente, grande parte das informações dos doadores é registrada manualmente e posteriormente transferida para o sistema. Com a digitalização, alterações cadastrais, como mudança de endereço, por exemplo, poderão ser feitas de forma imediata e online.
A expectativa é que a mudança traga mais agilidade em todas as etapas da doação de sangue, reduzindo o tempo dos procedimentos tanto para os profissionais quanto para os doadores. Segundo a SES, a informatização também deve tornar o processo mais eficiente e organizado durante as coletas externas.
Após a implantação deste mês, as próximas coletas devem voltar a ocorrer no último sábado de cada mês.

