MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Leis voltadas à proteção de mulheres e crianças avançam no Congresso

Em 25/04/2026 às 19:41h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Leis voltadas à proteção de mulheres e crianças avançam no Congresso | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada federal Fernanda Melchionna teve três iniciativas legislativas de destaque recentemente transformadas em lei ou em fase avançada de tramitação, com foco no enfrentamento à violência de gênero e na promoção de ambientes mais seguros, especialmente para mulheres e meninas.

Uma das medidas já sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece a obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica por agressores de mulheres. O Projeto de Lei 2942/2024, de autoria da parlamentar, torna regra em todo o país o monitoramento eletrônico como medida protetiva. Segundo Melchionna, a iniciativa representa um avanço importante na prevenção de novos crimes, ao permitir o acompanhamento em tempo real dos agressores e ampliar a segurança das vítimas.

Outra proposta que também se tornou lei trata da violência vicária — quando crianças são feridas ou mortas com o objetivo de atingir a mãe. O projeto foi construído em coautoria com as deputadas Laura Carneiro e Maria do Rosário. A nova legislação inclui esse tipo de crime na Lei Maria da Penha e também na lista de crimes hediondos, prevendo penas que variam de 20 a 40 anos de prisão. A medida surge em resposta ao aumento de casos desse tipo de violência no país.

Além das leis já sancionadas, Melchionna também atua em propostas voltadas à prevenção da violência nas escolas. Em parceria com a deputada estadual Luciana Genro, foram apresentados projetos para instituir protocolos de enfrentamento à violência de gênero no ambiente escolar, em níveis estadual e nacional. A proposta prevê ações permanentes de prevenção, combate ao machismo, enfrentamento à violência digital e capacitação de professores, além de mecanismos de resposta rápida para acolhimento das vítimas.

As iniciativas reforçam o debate sobre políticas públicas voltadas à proteção de mulheres e crianças, ao mesmo tempo em que ampliam instrumentos legais para combater diferentes formas de violência de gênero no Brasil.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br