Campo e Negócios
Programação da 18ª Agrovino inclui julgamentos e leilões de ovinos
por Redação JM
A 18ª edição da Agrovino será realizada de 13 a 17 de janeiro de 2026, no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães, em Bagé. O evento reunirá criadores, técnicos, expositores e compradores do Brasil e do Mercosul, com programação que inclui julgamentos, leilões, atividades técnicas, ações culturais e eventos gastronômicos.
A feira é organizada pela Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco) e pela Associação e Sindicato Rural de Bagé. Estão previstos cinco remates de diferentes raças, duas exposições nacionais e a participação de animais de diversos estados e países vizinhos. A organização projeta números semelhantes ou superiores aos da edição anterior em público e volume de negócios.
Segundo o presidente da Abaco, Gustavo Velloso, o cenário da ovinocultura influencia as expectativas para esta edição. A programação inclui as exposições nacionais das raças Ideal e Texel, com participação de criadores de diferentes regiões, e previsão de mais de 600 animais em julgamento, além de cerca de 1,5 mil circulando pelo parque durante a feira.
A Agrovino também deve contar com a presença de produtores e visitantes do Uruguai e da Argentina, além de participantes de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A programação começa no dia 13 de janeiro com a chegada dos animais e segue até o dia 17, com julgamentos, concursos, remates e a abertura oficial do evento.
Além das atividades técnicas e comerciais, a feira contará com eventos de culinária, concurso de assado, participação de artesãos e presença de entidades de apoio ao setor. A 18ª Agrovino tem patrocínio de Fundovinos, Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Sicredi, Senar e Paramount Têxteis, além do apoio de diversas instituições públicas e privadas.

