MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Brasil

Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes em cursos de graduação

Metade das oportunidades é destinada a estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico

Em 23/10/2025 às 15:36h

por Redação JM

Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes em cursos de graduação | Brasil | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), abriu nesta quinta-feira (23) o período de inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025. São mais de 58 mil vagas em 10.319 cursos de graduação, distribuídos em 690 instituições privadas de ensino superior em todo o país.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 30 de outubro, pelo portal Acesso Único, e o financiamento cobre as mensalidades do segundo semestre de 2025, desde que o estudante cumpra a frequência mínima exigida de 70%.

Podem se inscrever candidatos que tenham participado do Enem a partir de 2010, obtido média superior a 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação, além de ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Não podem participar aqueles que fizeram o Enem apenas como treineiros.

O resultado da pré-seleção será divulgado em 4 de novembro, com chamada única e lista de espera. Os pré-selecionados devem comparecer às instituições nos dias 5 e 6 de novembro para validar os dados informados na inscrição.

O edital reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico, que podem solicitar financiamento integral. Também há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção da população na unidade da Federação da instituição, com comprovação exigida para deficientes.

Em 2025, o MEC já havia disponibilizado mais de 112 mil vagas nos processos regulares do Fies. As vagas remanescentes, agora abertas, permitem que estudantes ainda possam ingressar em cursos de graduação privados com condições de financiamento, garantindo acesso à educação superior a quem precisa de apoio financeiro.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br