Estado
Antologia celebra 150 anos da imigração italiana no RS com lançamento em Porto Alegre
por Redação JM
O Círculo de Pesquisas Literárias (Cipel) promove, nesta terça-feira, 19 de agosto, o lançamento da obra coletiva Os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O evento está marcado para as 19h, na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, nº 1.190), em Porto Alegre.
A antologia reúne artigos de 13 autores, entre eles o desembargador aposentado e colunista do Jornal Minuano, José Carlos Teixeira Giorgis, natural de Bagé. O bajeense assina um dos textos que compõem a coletânea, ao lado de nomes como Odone Antônio Silveira Neves, José Eduardo Degrazia, Claudio Moreira Bento, Marli Marlene Hintz, Jean dos Santos Arcari, Moacyr Flores, Bruno José Queiroz Ceretta, Adilson Nunes de Oliveira, Hilda Hübner Flores, Teniza de Freitas Spinelli, Helena Confortin e Jussara Maria Lucena.
A programação inclui uma mesa-redonda com os autores, seguida de coquetel e entrega de exemplares gratuitos ao público presente. Segundo o Cipel, a publicação busca resgatar a importância histórica, cultural e social da imigração italiana no Estado, que completou 150 anos em 2025.

