Cidade
Maioria das casas em Bagé é própria e construída em alvenaria, aponta Censo 2022
Em média, 2,59 pessoas moram em cada imóvel, seguindo uma tendência nacional
por Melissa Louçan
O Censo Demográfico 2022 trouxe uma radiografia detalhada dos domicílios brasileiros, destacando avanços em infraestrutura e mudanças na composição familiar. Em Bagé, os dados mostram que a cidade está acima da média nacional em vários aspectos relacionados à cobertura de serviços essenciais e segue a tendência nacional de redução no número médio de moradores por residência.
Em Bagé, 85,17% dos domicílios estão conectados à rede de esgoto, índice superior à média nacional, que é de 74,5%, segundo os dados mais recentes do IBGE. No abastecimento de água, Bagé também apresenta desempenho destacado, com 96,98% das residências ligadas à rede geral, enquanto o Brasil registra 92,8%.
A cobertura de coleta de lixo em Bagé atinge 98,28% dos domicílios, valor ligeiramente superior à média nacional de 96,3%. Além disso, 99,68% das casas em Bagé possuem banheiro de uso exclusivo, comparado a 97,6% em nível nacional.
A média de 2,59 moradores por residência em Bagé segue de perto a média nacional de 2,7 pessoas, indicando uma redução histórica no tamanho das famílias. Domicílios com apenas um morador representam 23,05% do total em Bagé, alinhados à tendência nacional de crescimento desse perfil, que alcança 19,6% em todo o país.
Outro dado que reflete mudanças sociais é o percentual de domicílios com cônjuges do mesmo sexo. Em Bagé, eles correspondem a 0,49% do total, levemente abaixo da média nacional de 0,63%. Já os lares compostos por casais sem filhos representam 19,49% em Bagé, acima dos 17,5% observados em todo o Brasil.
Os dados de Bagé mostram que 39,42% dos domicílios possuem entre seis e nove cômodos, a categoria mais prevalente na cidade, em linha com a média nacional, que registra 44,4% das residências nesse perfil. Além disso, enquanto 35,1% dos domicílios brasileiros têm apenas uma pessoa por dormitório, em Bagé 49,83% dos dormitórios abrigam de uma a duas pessoas.
O Censo também revelou a alta presença de máquinas de lavar roupa nos lares bajeenses: 79,48% dos domicílios possuem o equipamento, destacando-se na infraestrutura doméstica. Além disso, 86,41% das residências na cidade contam com acesso à internet.
Outro dado apontado pela pesquisa é que a maioria das residências em Bagé (64,37%) é própria e já paga, enquanto 20,04% dos imóveis são alugados. Além disso, as construções de alvenaria predominam, representando 89,84% das moradias.