MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Condomínios deverão informar quando houver ocorrências de violência

Comunicação para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) deve incluir informações que possam ajudar a identificar vítimas e agressores

Em 04/12/2024 às 08:18h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Condomínios deverão informar quando houver ocorrências de violência | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Entrou em vigor na sexta-feira, 29 de novembro, a Lei Municipal nº 6.731, proposta pela vereadora Beatriz Souza, do PSB, que exige dos administradores ou síndicos de condomínios residenciais em Bagé a comunicação imediata aos órgãos de segurança pública em casos de violência doméstica ou indícios de violência contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e maus-tratos a animais.

A nova legislação obriga que, ao identificarem ocorrências ou indícios de violência em unidades condominiais ou nas áreas comuns, os síndicos ou administradores encaminhem a comunicação aos órgãos de segurança pública do município. A notificação deve ser feita imediatamente, por telefone, nos casos de ocorrência em andamento, e por escrito, dentro de 24 horas, nas demais situações. A comunicação deve incluir informações que possam ajudar a identificar vítimas e agressores.

Além disso, os condomínios terão que afixar cartazes, placas ou comunicados em áreas comuns, divulgando a lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico ou administrador caso tomem conhecimento de alguma ocorrência ou indício.

O descumprimento da lei poderá resultar em penalidades, como advertência na primeira infração e multa a partir da segunda. O valor da multa será estabelecido pelo Executivo por meio de decreto.

O Executivo municipal será responsável por regulamentar a lei em todos os aspectos necessários para sua efetiva aplicação. Os condomínios terão um prazo de 120 dias, a partir da publicação da lei, para se adaptar às novas regras.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br