MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Escolas de Bagé e região apresentam evolução no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul

Souza apresentou resultados da avaliação de desempenho dos estudantes na terça-feira

Em 23/11/2024 às 12:42h
Gabriel Torma Aquere

por Gabriel Torma Aquere

Escolas de Bagé e região apresentam evolução no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Em seu segundo ano de análise pelo governo estadual, o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) revelou uma evolução significativa em 2023. A média geral dos municípios subiu para 63,44, em comparação aos 59,79 registrados no ano anterior. O governador em exercício, Gabriel Souza, apresentou os dados na terça-feira, dia 19, em uma coletiva no Palácio Piratini.

O Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). Sendo medido de 0 a 100, o índice se baseia na avaliação das habilidades em português e matemática dos alunos do 2º ano (etapa de alfabetização), 5º ano (etapa dos anos iniciais) e 9º ano (etapa dos anos finais) do ensino fundamental, levando em consideração a taxa de aprovação dos estudantes. Além disso, o índice impacta também o rateio da parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.

Em Bagé e municípios vizinhos, o nível de distribuição espacial para as turmas de 2º ano foi considerado inicialmente básico (40-60), evoluindo para adequado (+5-+15), finalizando o índice na classificação adequado (60-80). Para as turmas de 5º ano, o nível inicial era básico (40-60), evoluindo para adequado (+5-+15) e finalizando ainda em adequado (60-80). Já nas turmas de 9º ano, o índice inicial estava entre abaixo do básico e básico (20-40), evoluindo para adequado (+5-+15), e finalizando o índice entre abaixo do básico e básico (20-40).

“A ferramenta que o Estado apresenta, para além da questão do rateio da cota-parte de ICMS, também serve de parâmetro para aprimorar as estratégias de melhoria do ensino”, afirmou o governador em exercício Gabriel Souza, ao concluir: “Os resultados convidam a uma reflexão dentro da municipalidade para entender quais são as práticas pedagógicas e as políticas públicas que cada cidade pode implementar para melhorar seus indicadores. E o Estado, a partir de diversos programas e ferramentas de apoio, está à disposição para ajudar.”

O Imers foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), com a Secretaria da Educação (Seduc).

"Temos incentivado o uso das avaliações como instrumento pedagógico, para que o professor possa avaliar o nível de desenvolvimento das habilidades dos alunos e detectar quais precisam ser mais trabalhadas", explicou a secretária-adjunta de Educação, Stefanie Eskereski. "Estamos oferecendo também suporte com material estruturado, para que os professores possam fazer o planejamento a partir desses resultados.”

{AD-READ-3}

Prova Saers 2024

A partir de 25 de novembro, a Seduc começa a aplicação do Saers 2024 em todos os 497 municípios do Estado. A previsão é de que as provas sejam aplicadas a cerca de 409 mil estudantes, com foco na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Além dos testes cognitivos, há questionários contextuais voltados para estudantes, professores e equipes diretivas das escolas participantes. Esses questionários fornecem uma visão contextual dos resultados, cruzando informações sobre as condições de sala de aula, o trabalho dos docentes e o ambiente socioeconômico dos alunos – o que oferece uma análise mais completa do desempenho escolar.

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br