Esportes
Congresso técnico aprova nova fórmula para Gauchão; Guarany estreia em 22 de janeiro
por Yuri Cougo Dias
O Guarany participou, nesta sexta-feira, 22, do Conselho Técnico do Gauchão Série A 2025, realizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no auditório da entidade, em Porto Alegre. O clube foi representado pelo presidente Tato Moreira, o técnico Márcio Nunes e o supervisor Fabrício Brum. A competição, que inicia no dia 22 de janeiro, terá novo formato, ajustado ao calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O torneio contará com 12 equipes divididas em três grupos. No Grupo A estarão Grêmio, São José, Guarany e Avenida. O Grupo B será formado por Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga. Já o Grupo C terá Juventude, Monsoon, Brasil e São Luiz. Na primeira fase, os clubes não enfrentam os adversários do mesmo grupo. Dessa forma, o Guarany terá confrontos contra equipes como Internacional e Juventude, mas não enfrentará o Grêmio nesta etapa. A tabela de jogos será divulgada na próxima semana.
A disputa será em turno único, com oito rodadas. Classificam-se às semifinais os três primeiros colocados de cada grupo, além do segundo melhor terceiro colocado. Os clubes posicionados entre o 5º e o 8º lugares disputarão a Taça Farroupilha, que garante vaga na Copa do Brasil de 2026. Já as equipes que terminarem entre o 9º e o 12º lugares jogarão um quadrangular de rebaixamento, em turno e returno, e os dois últimos cairão para o Gauchão A-2 em 2026.
As semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. A competição traz ainda regras como o zeramento de cartões ao final da primeira fase e o limite de inscrição de atletas até o último dia útil antes do início da 8ª rodada, sem restrição de número de inscritos.
O Guarany vive uma temporada de preparação para um ano inédito em sua história. Além do Gauchão, o clube disputará, pela primeira vez, duas competições nacionais: a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D. A diretoria, junto à comissão técnica liderada por Márcio Nunes, segue ajustando o planejamento para atender à exigente agenda de 2025.
O novo formato do Gauchão, que já vinha sendo especulado nos últimos dias, foi confirmado após a aprovação dos clubes.