Esportes
Nova fórmula para o Gauchão será definida nesta sexta-feira
por Yuri Cougo Dias
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidirá nesta sexta-feira, 22, a partir das 15h, no auditório da entidade, em Porto Alegre, a nova fórmula de disputa do Campeonato Gaúcho 2025. Entre as 12 equipes participantes, o Guarany será representado pelo presidente Tato Moreira.
A proposta da FGF para o formato do torneio chamou atenção ao se alinhar aos moldes de competições como os campeonatos Paulista e Mineiro. O argumento da FGF é de reorganizar as fases de grupos, preservar clássicos regionais, aumentar o tempo de atividade dos clubes e reduzir o número total de partidas.
Formato sugerido
Na primeira fase, os 12 times seriam divididos em três grupos de quatro equipes. Os confrontos aconteceriam apenas entre times de chaves diferentes, em um sistema cruzado. Por exemplo, as equipes do Grupo A enfrentariam adversários dos Grupos B e C, ao longo de oito rodadas.
Os cabeças de chave seriam os representantes da Série A do Brasileirão: Grêmio, Inter e Juventude. Os demais clubes foram organizados em potes para garantir equilíbrio e a realização de clássicos regionais, como o Ca-Ju, que obrigatoriamente terá o Caxias na chave de Grêmio ou Inter.
Classificação e mata-mata
Os líderes de cada grupo avançariam diretamente às semifinais, junto com o melhor segundo colocado. As etapas seguintes, incluindo semifinal e final, seriam disputadas no formato de mata-mata, com jogos de ida e volta.
{AD-READ-3}Os times que terminarem entre 5º e 8º lugares na classificação geral disputarão um mata-mata à parte. O objetivo é definir representantes gaúchos para a Copa do Brasil e a Série D de 2026. Os quatro últimos colocados na classificação geral disputarão um quadrangular em turno e returno, chamado "torneio da morte". Os dois piores serão rebaixados para a Divisão de Acesso de 2026.
Com a nova fórmula, o número de partidas seria reduzido. Times que alcançarem as semifinais disputarão 10 jogos no total; os finalistas, 12. Em comparação, o modelo anterior exigia 16 partidas de campeão e vice. No entanto, trata-se apenas de uma proposta e especulações. A definição concreta fica somente para sexta-feira.