MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Bagé está livre do sarampo há décadas, diz coordenadora regional de Saúde

Brasil recuperou, esta semana, status de país livre da doença, segundo a Opas

Em 13/11/2024 às 15:49h
Alana Portella Gonçalves

por Alana Portella Gonçalves

Bagé está livre do sarampo há décadas, diz coordenadora regional de Saúde | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após cinco anos sem o certificado de eliminação do sarampo, o Brasil recuperou seu status de país livre da doença, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). No caso de Bagé, a coordenadora regional de Saúde, Cláudia Souza, reforça que o último registro local ocorreu nos anos 1990, com poucos casos recentes importados, mas sem que a transmissão ocorresse na cidade.

Em cerimônia realizada em Brasília, o diretor da Opas, Jarbas Barbosa, destacou a importância da liderança política para fortalecer os programas de vacinação. Segundo Barbosa, o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi essencial para reverter o quadro de baixa cobertura vacinal. “É fundamental que outros líderes sigam o exemplo de compromisso com a saúde pública e a vacinação”, ressaltou.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também celebrou o certificado como uma conquista da mobilização conjunta entre técnicos, cientistas e a sociedade. “Isso é reflexo do esforço e da competência do sistema de vacinação brasileiro”, afirmou.

Cláudia Souza, em conversa com a reportagem do JM, destacou o histórico de sucesso em Bagé e alertou para a necessidade de manter os altos índices de vacinação e uma vigilância ativa, visto que o sarampo ainda circula em outras partes do mundo. "As pessoas tinham ido a lugares que tinham Circulação do Sarampo, não que tenham sido contraídos aqui. Faz muito tempo que não temos registros de Sarampo na nossa Região", conclui.

Panorama Nacional

{AD-READ-3}

Em 2022, o Brasil teve seu último caso autóctone de sarampo no Amapá. Em 2024, foram registrados dois casos importados – um no Rio Grande do Sul e outro em Minas Gerais. A coordenadora Cláudia Souza lembra que, para manter Bagé livre da doença, é essencial que todos os grupos cumpram o esquema vacinal.

Com informações da Agência Brasil

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br